Categorias: Política

Dilma viaja ao Uruguai para discutir EUA

PUBLICIDADE

 A presidente Dilma Rousseff viaja às 18 horas desta quinta-feira (11) ao Uruguai para participar da reunião da cúpula do Mercosul, em Montevidéu. Durante o encontro, em que estarão presentes os chefes de Estado dos países que compõem o grupo, deverá ser discutido, entre outros temas, o indício de espionagem dos Estados Unidos no Brasil.

 

De acordo com reportagem do jornal O Globo, funcionou em Brasília, pelo menos até 2002, uma das estações de espionagem em que agentes da CIA e funcionários da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) trabalharam em conjunto para monitorar dados a partir daqui.

 

A viagem de Dilma coincide com o "Dia Nacional de Lutas", convocado pelas centrais sindicais para esta quinta e que promete parar São Paulo e diversas cidades do país. O movimento coloca os trabalhadores na rota de protestos que começou na capital paulista em 6 de junho e segue mobilizando o Brasil.

 

A presidente evitou viagens internacionais no último mês e deu preferência em seu gabinete a despachos relacionados à onda de manifestações. Cancelou, inclusive, uma viagem ao Japão que aconteceria na semana em que fez seu pronunciamente oficial – em rede nacional de rádio e TV – sobre os protestos e anunciou o pacto nacional pela mobilidade urbana e um plebiscito para a reforma política.

 

Os sindicalistas discordam em alguns pontos sobre as reivindicações do protesto de quinta. Enquanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) apoia a consulta popular para a reforma política – como defendem o PT e o governo federal -, trabalhadores ligados à Força Sindical e à CSP-Conlutas são contrários à ideia. Dessa forma, as bandeiras conjuntas defendidas serão a redução da jornada, o fim do fator previdenciário e o combate à terceirização dos postos de trabalho.

 

Na terça-feira (9), o ex-presidente Lula viajou a Brasília para conversar com Dilma sobre o momento político e, claro, a mobilização sindical. Lula é um dos principais defensores da união e representatividade dos países do Mercosul.

 

Mercosul

Além da discussão da espionagem dos EUA no Brasil, a cúpula do Mercosul deverá adotar medidas de retaliação ao episódio do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales. A aeronave foi proibida de pousar em países europeus para abastecer pois havia suspeita de que Edward Snowden, técnico de informática que vazou documentos sigilosos americanos, estava a bordo. Dilma foi a última presidente do bloco a se pronunciar sobre o caso, classificando-o como "constrangedor".

 

Na sexta-feira (12), a Venezuela assume a presidência do Mercosul, substituindo o Uruguai, que ficou à frente do bloco nos últimos seis meses. A rotação no comando do grupo é feita periodicamente e segue ordem alfabética.

 

Brasil, Uruguai, Venezuela – mais recente integrante -, e Argentina fazem parte do Mercosul. O Paraguai está suspenso desde a deposição do presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

 

 

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

38ª edição do Salão do Artesanato da PB vai homenagear artesãos que trabalham com madeira

Arte que expressa uma cultura. Com o tema “A arte de quem vive da fé”,…

23 de maio de 2024

Estrutura d’OMaior São João do Mundo do Distrito de Galante será entregue nesta sexta-feira

O início d’O Maior São João do Mundo em Campina Grande, no Distrito de Galante,…

23 de maio de 2024

Wilson Filho revela expectativa para encontro do Republicanos em JP e detalha: “Chapa qualificada, competente e numerosa”

O deputado estadual Wilson Filho revelou nesta quinta-feira (23) a expectativa do Republicanos acerca do…

23 de maio de 2024

Quem de fato é o 1ª lugar? Disputa pelo Ibope nas rádios da Paraíba gera troca de farpas, acusações e confunde a população

A disputa por audiência entre os principais programas de jornalismo da Paraíba, Arapuan Verdade e…

23 de maio de 2024

Mulher em João Pessoa viraliza nas redes sociais após rir da situação durante entrevista sobre acidente com trem

Um caso inusitado chamou a atenção do público nas redes sociais nesta semana. Nilza Pimentel,…

23 de maio de 2024

Crise no PDT: Junio Leandro tenta barrar pré-candidatura de ex-vereador, mas sequer é convidado para encontro da nacional

Enquanto tenta barrar a pré-candidatura do ex-vereador João Almeida pelo PDT à Câmara de João…

23 de maio de 2024