Categorias: Política

Dilma vai a duas de cada três viagens de Lula pelo PAC

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em dois terços das viagens que realizou tendo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como principal item da agenda entre o início do ano e o dia 19 deste mês, de acordo com levantamento feito pelo G1 com base em registros oficiais.

 

Leia também: presidente do PT defende viagens de Dilma pelo país

 

Das 75 viagens feitas por Lula no período, em 29 o presidente participou de cerimônias para o início de projetos ou vistoria de obras. Dilma esteve presente em 19 delas –65,5% do total da agenda de Lula dedicada ao PAC.

 

As viagens de Dilma ao lado de Lula vêm sendo criticadas pela oposição. E Lula reagiu a críticas na última semana. Em Natal, na quinta-feira (19), o presidente disse que é “justo” que sua ministra o acompanhe nas viagens e que ela tem mais direito de viajar do que “governadores que são candidatos a presidente”.
 

DEM, PSDB e PPS, porém, questionam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as viagens do presidente e da ministra. Os partidos os acusam de propaganda eleitoral antecipada.

 

No período analisado pelo G1, Dilma fez pelo menos 62 viagens pelo Brasil, das quais 36 (58%) motivadas pelo PAC. Além das 19 “dobradinhas” com Lula, a ministra foi a outros 17 eventos do programa seguindo uma agenda própria.

Dilma é apontada como possível candidata do PT à sucessão de Lula, em 2010. Embora o presidente já tenha afirmado que a ministra é sua candidata, ela não diz explicitamente que disputará as eleições. O PAC, por sua vez, é o principal programa do governo federal.

Segundo balanço do comitê gestor do programa, em 2009 foram aplicados R$ 98,5 bilhões no PAC.

 

PAC nos estados

Rio de Janeiro e Pernambuco foram os estados em que mais Lula inaugurou obras do PAC: quatro vezes cada um. No Rio, Lula inaugurou escolas em Manguinhos, casas populares no Complexo do Alemão, apartamentos no Complexo Cantagalo/Pavão-Pavãozinho e visitou o terminal de regaseificação de gás natural da Baía de Guanabara. Em Pernambuco, o presidente vistouriou as obras da BR-101, inaugurou uma estação de metrô e um navio da Transpetro e visitou obras de revitalização do São Francisco.

Rio de Janeiro e Bahia foram os estados que Dilma mais visitou para compromissos ligados ao programa do governo. Nos dois estados, comandados por aliados do Planalto (Sérgio Cabral, do PMDB, no Rio, e Jaques Wagner, do PT, na Bahia), Dilma esteve cinco vezes cada. Ceará e Minas Gerais, com quatro visitas cada, vêm logo a seguir.

 

Em 2009, Lula viajou a 18 estados em que a programação contemplou ao menos uma vez o programa. Dilma por sua vez, esteve em pelo menos 16 estados para cumprir agenda ligada ao PAC.

Levantamento

O levantamento do G1 foi feito por meio dos sites da Presidência da República, que disponibiliza a agenda de Lula, e do Ministério da Casa Civil, que registra os compromissos oficias da ministra.

A reportagem contabilizou cada estado visitado por Lula e Dilma como uma viagem. Nas situações em que a visita foi a apenas um estado mas houve compromissos em dois dias, foram contabilizadas duas viagens.

No caso de Lula, não foram considerados os deslocamentos para São Bernardo do Campo, onde o presidente mantém sua residência e muitas vezes passa os finais de semana sem compromissos oficiais. Tampouco foram consideradas duas viagens de caráter mais pessoal –uma para o velório do deputado Adão Pretto (PT-RS) e outra para visitar o vice-presidente José Alencar, em São Paulo, que estava hospitalizado.

Já em relação a Dilma, a viagem ao velório de Adão Pretto também foi desprezada, assim como os dias em que ela despachou em São Paulo por conta do tratamento a que se submeteu contra o câncer.

G1

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026