A Paraíba o tempo todo  |

Dilma Rousseff é eleita 1ª mulher presidente do Brasil

 Candidata do presidente Lula, ex-mnistra Dilma Rousseff é eleita 1ª mulher presidente do Brasil

Engajamento do presidente Lula impulsionou campanha da candidata.

Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% – confira os números da votação. Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.

 

Matematicamente eleita, Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil

Com 93,25% dos votos apurados, a candidata petista alcançou até o momento 55,43% dos votos válidos, tem 51,5 milhões de votos e matematicamente já não pode ser alcançada pelo tucano José Serra, que, com 44,69%, tem 41,4 milhões.

Agressão a Serra agitou disputa no final do segundo turno

Votos nulos somam 4,4%, e brancos, 2,3%.

A abstenção gira em torno de 21,1%.

O eleitorado brasileiro é de 135 milhões de pessoas.

Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil, segundo o Datafolha.

Com 91,29% dos votos apurados, a candidata petista alcançou até o momento 55,31% dos votos válidos e tem 50,840 milhões de votos. O tucano José Serra tem 41,081 milhões, com 44,69%.

A abstenção gira em torno de 21,16%.

O eleitorado brasileiro é de 135 milhões de pessoas.

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil, segundo o Datafolha.

Com 76,89% dos votos apurados, a candidata petista alcançou até o momento 53,56% dos votos válidos e tem 41,2 milhões de votos. O tucano José Serra tem 35,7 milhões, com 46,44%

A abstenção gira em torno de 20,8%.

O eleitorado brasileiro é de 135 milhões de pessoas.

 

Com 75,84% dos votos apurados, Dilma lidera com 53,56% contra 46,44% de Serra

O TSE divulgou há pouco a primeira parcial para a eleição presidencial. Até às 19h25, 75,05% das seções já haviam sido apuradas. Dilma Rousseff (PT) lidera com 53,21% dos votos válidos. José Serra está com 46,44%. As abstenções ficaram em 20,83%.

Com mais de 60% das urnas apuradas em todo o país, Dilma está com 52% contra 47% de Serra

Primeira parcial divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com mais de 60% das urnas apuradas, mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 52% dos votos válidos, enquanto José Serra está com 47%.

Segundo pesquisa Datafolha, Dilma chegou ao dia da eleição com 55% dos votos válidos e está dez pontos à frente de José Serra (PSDB). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

O Datafolha entrevistou 6.554 pessoas neste sábado, um número maior do que o de outras sondagens recentes. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela Rede Globo e está registrada no TSE sob o número 37903/2010.

Dilma

Dilma participou na manhã deste domingo de um café da manhã em Porto Alegre com cerca de 150 líderes políticos das coligações que a apoiaram no Rio Grande do Sul. Por volta das 9h15, ela votou em uma escola, no centro da cidade.

Ao discursar para os correligionários, no hotel Plaza São Raphael, a candidata lembrou que ontem esteve em Minas, onde nasceu, e que hoje foi ao Estado onde fez sua trajetória política. "É como se eu fizesse a trajetória política da minha vida. Aqui fui recebida quando saí das prisões da ditadura".

Dilma afirmou que é um "bálsamo para a alma terminar a caminhada" entre companheiros políticos e amigos.

Ao fazer um balanço para os jornalistas, a candidata disse preferia enfatizar os "bons episódios" da campanha. Questionada se poderia chamar a oposição para seu governo, ela afirmou que pretende governar com a coligação, mas para todos os brasileiros.

"A minha coligação, que me trouxe até aqui, é a coligação com a qual vou governar. Vou governar para todos, conversarei com todos os brasileiros".

Dilma embarcou por volta das 14h em Porto Alegre, com destino a Brasília. Antes, porém, almoçou com seu ex-marido, com a filha, Paula, o genro, Rafael, e o neto, Gabriel.

Ela acompanha a apuração dos votos acompanhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais tarde, seguirá para o hotel Naum, onde deve se pronunciar após o encerramento da apuração.

Serra

Serra votou por volta das 11h30 deste domingo no Colégio Santa Cruz, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

Segundo o tucano, o povo vota, escolhe e decide. "O que vamos fazer agora é aguardar essa decisão. Se motivação houve para essa batalha desigual, o elemento fundamental é a confiança que eu sentia nas ruas, no abraço das pessoas."
 

Ele disse torcer para que hoje, além da "beleza da democracia", haja também a "beleza da alternância do poder".

Na saída, um manifestante, estudante de ciências sociais, mostrava um cartaz com os dizeres: "Serra, o papa é contra a camisinha no combate à Aids?"

Serra votou acompanhado de sua mulher, Mônica, e de seus companheiros de coligação: o governador eleito, Geraldo Alckmin (PSDB), o atual governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito da Capital, Gilberto Kassab (DEM), e o senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes (PSDB).

Depois de confirmar seu voto, ele posou para fotos acompanhado dos netos –Antonio e Gabriela–, fazendo com as mãos o gesto que simboliza a vitória.

No primeiro turno, o candidato votou no começo da tarde e estava acompanhado de seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ).

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe