A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, bateu nesta quinta-feira (1º) e depois assoprou os médicos peritos da Previdência Social que estão em greve nacional há uma semana. Em entrevista a uma rádio de Campinas, ela disse que grevistas não podem ser tratados como “criminosos”, mas criticou a paralisação total dos serviços prestados.
Ela também falou sobre a construção do trem bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, defendeu a implantação de aviões não tripulados para vigiar as fronteiras do país contra a entrada de drogas e arriscou um placar para a “vitória” do Brasil contra a Holanda amanhã em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo: 2 a 0.
Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista:
Greve de médicos:
Dilma afirmou que achava “muito complicado” a greve dos médicos da Previdência porque a paralisação total dos serviços impede que muita gente receba auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Apesar das críticas, ela defendeu o direito a greve, desde que os serviços básicos sejam preservados.
– Hoje nós somos uma democracia, temos de respeitar o direito de greve e não podemos tratar o grevista como um criminoso. O grevista é uma pessoa que está reivindicando. Agora, ele tem de continuar prestando os serviços mínimos. Não pode interromper.
Drogas:
A candidata petista defendeu o uso de aviões não tripulados para fiscalizar as fronteiras com Colômbia, Peru e Bolívia, os maiores produtores de cocaína da America Latina.
– A nossa fronteira é extensíssima, e, para entrar, não dá para colocar um policial em fila para cuidar da fronteira. Tem de usar a moderna tecnologia, que é militar. Aqueles aviões não tripulados.
Ela também defendeu hospitais para internação e apoio psicológico aos viciados e a construção de mais presídios de segurança máxima “porque não é correto que o presídio funcione como um centro de plataforma do crime”.
Trem bala:
Dilma confirmou que “entre a próxima semana e a metade do mês” o edital para a construção do trem bala seja publicado. O trem, que deve começar a ser construído em 2011, vai ligar o aeroporto de Viracopos, em Campinas, às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
– É muito importante […] porque Campinas terá um centro de logística de alta velocidade.
Jogo do Brasil:
A ex-ministra-chefe da Casa Civil também arriscou um placar para o jogo de amanhã do Brasil contra a Holanda:
– Tem de colocar uma camisa verde e amarela pra dar sorte. Eu acho que nós podemos chegar até 3 a 0, mas meu palpite começa em 2 a 0. Se a gente não fizer muito, a gente não leva muito.
Ela vai assistir ao jogo ao lado de amigos e colegas de campanha em Brasília.
R7








