Categorias: Política

Dilma e Temer discutem permanência do vice na articulação política

PUBLICIDADE

 A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer se reuniram no final da manhã desta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, para discutir a permanência do peemedebista à frente da articulação política do governo federal. O encontro, que durou cerca de uma hora, ocorreu ao final da reunião semanal do grupo de "coordenação política" do Executivo federal.

Os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Eliseu Padilha (Aviação Civil) participaram do encontro. Ao final da reunião, por volta do meio dia, Temer saiu do gabinete presidencial sem falar com a imprensa e foi para o Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência.

Segundo o Blog do Camarotti, Temer fez um "desabafo" a aliados nos últimos dias dizendo que já havia cumprido seu papel à frente da interlocução política do Planalto. Aos interlocutores, ele avisou que pretendia deixar a função.

Ainda de acordo com o Blog, desde que Temer manifestou o interesse de deixar o posto de articulador político, auxiliares mais próximos de Dilma demonstraram "grande preocupação" com a decisão. Na avaliação de integrantes do governo, destacou o colunista do G1, a presidente estaria disposta a fazer "um gesto" para mostrar que o peemedebista é fundamental para a governabilidade do país.

Temer assumiu a interlocução do Planalto com o Congresso Nacional em abril deste ano. Na ocasião, o então ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, foi transferido para o comando da Secretaria de Direitos Humanos após se desgastar na função com integrantes do Legislativo.

 

O enfraquecimento de Pepe Vargas na interlocução política teve início em fevereiro, no processo eleitoral que elegeu o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o comando da Câmara dos Deputados. Ao lado do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro das Relações Institucionais se envolveu na campanha interna da Câmara para tentar eleger o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Diante da crise política gerada pela dificuldade de interlocução, a presidente da República delegou ao vice a responsabilidade de negociar com o parlamento. O primeiro grande desafio de Temer na função foi negociar a aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal.

 



G1
 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464