Categorias: Política

Dilma anuncia que vai a Washington em junho

 A presidente Dilma Rousseff vai a Washington em 30 de junho para um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A informação foi divulgada após encontro bilateral entre os dois líderes de estado, realizado neste sábado (11), na 7ª Cúpula das Américas, no Panamá.

 

O encontro terá como missão melhorar as relações entre os dois países, que ficou estremecida após a divulgação do escândalo das escutas telefônicas operadas pela agência de informação dos Estados Unidos. A presidente Dilma foi grampeada pelos norte-americanos, assim como outros chefes de estado, entre eles a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

 

Denúncias pelo vazamento de Snowden:
 

Documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, fizeram Dilma cancelar uma visita de Estado que faria a Washington em outubro de 2013. Ela também fez um duro discurso perante a Assembleia Geral da ONU em setembro de 2013 criticando os programas de monitoramento da NSA.

 

No início de 2014, o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou que não haverá espionagem de chefes de Estado e de governos “amigos”.

 

Após o encontro, em entrevista coletiva à imprensa, Dilma brincou sobre os episódios de espionagem: "Eu disse a ele que, quando quiser saber qualquer coisa, ele liga para mim", disse sorrindo.

 

Antes do encontro bilateral, Dilma e outros mandatários discursaram na Cúpula das Américas. Dilma disse que hoje foi inaugurada uma nova era nas relações hemisféricas, na qual é exigência conviver com diferentes visões de mundo sem receitas rígidas. A afirmação refere-se ao fato de essa ser à primeira conferência em que os líderes dos Estados Unidos e de Cuba participam lado a lado, desde a ruptura das relações diplomáticas, há mais de 50 anos. A presidente elogiou a “iniciativa corajosa” dos presidentes cubano e norte-americano, Raúl Castro e Barack Obama, que encerra o último.

 

Dilma se referiu à Guerra Fria como uma época “que tantos prejuízos nos trouxe”. Ela agradeceu igualmente a contribuição do papa Francisco, para que essa aproximação se realizasse.

 

“Com aplauso de todos líderes presentes nesse encontro, os dois presidentes deram uma prova do quanto se pode avançar quando aceitamos os ensinamentos da história e deixamos de lado preconceitos e antagonismos que tanto afetaram nossa sociedade”.

 

IG

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026