Categorias: Política

Destaques do Congresso: Orçamento 2025 e Reforma Tributária em votação

PUBLICIDADE

Mais uma semana de trabalho começa no Congresso Nacional focada no assunto pendente mais importante ainda em definição: a votação do Orçamento 2025. A data prevista para a votação é 17 de março, conforme anunciou o relator da matéria, senador Ângelo Coronel (PSD-BA). As negociações e ajustes nos textos devem ser prioridade na Comissão Mista de Orçamento. Mas com as emendas parlamentares liberadas por meio de um acordo entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, a votação da LOA pode sair ainda esta semana. 

As mudanças nas lideranças dos partidos já começaram em fevereiro, com a passagem do bastão da liderança no Senado para as mãos do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Esta semana devem ser tomadas outras decisões. A principal delas deve ser a escolha do novo líder do governo na Câmara, que, ao que tudo indica, não deve mudar e continuar nas mãos do deputado José Guimarães (PT-CE).

Aprovado na Câmara no fim do ano passado, o PLP 108/24, que é o segundo projeto que regulamenta a reforma tributária, agora está em tramitação no Senado. A prioridade da Casa é votar o projeto que cria o Comitê Gestor do IBS, o novo imposto Sobre Bens e Serviços. Esse comitê irá reunir representantes de todos os entes federados para coordenar a arrecadação do novo tributo e ainda terá a função de fiscalizar, cobrar e distribuir o  imposto.

O segundo texto que regulamenta a reforma precisa estar aprovado até 31 de dezembro deste ano, com o comitê gestor do IBS formado. Isso porque, em janeiro de 2026 já começa a implementação das obrigações acessórias da reforma e o comitê temporário — previsto pelo PLP 68/2024 — precisará ser desfeito, dando lugar ao definitivo.  

Além da votação do Orçamento — que tem urgência para ser aprovado — outra prioridade do governo no Congresso este ano é a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).  O PNE atual existe há 10 anos e já teve sua validade prorrogada até o fim de 2025. Por isso, o novo PNE previsto no PL 2.614/24 que tem validade até 2034, precisa ser aprovado nas duas Casas até o fim deste ano.

O PNE contém 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias que União, estados e municípios devem cumprir na educação básica, profissional e tecnológica e no ensino superior. Entre as metas previstas pelo plano estão superar o analfabetismo entre jovens e adultos e garantir equidade nas condições de oferta da educação básica.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vídeo: Bruno dá spoiler do Natal Iluminado 2025, que será aberto hoje em Campina: “Te espero pra viver esse momento”

O Parque Evaldo Cruz será tomado pelo clima natalino nesta sexta-feira, 05, a partir das…

5 de dezembro de 2025

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025