Categorias: Política

Deputados limpam pauta de votação e aprovam projeto Ficha Limpa para o executivo estadual

Os deputados atenderam a convocação do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo, (PSDB) e limparam a pauta das matérias em condições regimentais de votação na sessão desta terça-feira (31.08). Foram aprovados 27 projetos e 83 requerimentos, sendo 4 matérias de iniciativa do Executivo, duas do Tribunal de Contas, uma do Tribunal de Justiça e uma do Ministério Público.

Estrategicamente, Ricardo Marcelo suspendeu por alguns minutos a sessão ordinária no início desta manhã, o que permitiu a chegada de vários deputados a tempo de permitir o quórum antes do horário regimental do grande expediente. Com isso, os parlamentares fizeram esforço concentrado para votar as matérias, inclusive o projeto Ficha Limpa, de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), proibindo a contratação de pessoas com certidão negativa na Justiça para cargos comissionado no Executivo Estadual. O projeto foi incluído na Ordem do Dia a pedido de Raniery e teve aprovação unânime.

O presidente Ricardo Marcelo deixou o plenário da Assembléia satisfeito com o resultado das votações. “Foi extremamente positivo o esforço concentrado que os deputados fizeram, limpamos a pauta e cumprimos o nosso dever de casa, atendendo assim, interesses de vários segmentos da sociedade paraibana”, afirmou.

O primeiro projeto que recebeu o aval dos deputados da oposição e da situação, foi o projeto de Lei nº 1.853/2010, do Poder Executivo, que dispõe sobre remanejamento de dotações orçamentárias, no valor de R$ 11.2 milhões.

O projeto do governo não trata apenas de relocação de recurso no âmbito do Executivo, vez que é extensivo aos poderes Legislativo e Judiciário. No caso específico do Poder Legislativo, o projeto prevê remanejamento de verba de custeio para o pagamento de anuênios dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa.

A Casa de Epitácio Pessoa também aprovou mais quatro importantes projetos de lei; um de autoria do Poder Judiciário, dois do Tribunal de Contas do Estado e, por último, um do Ministério Público Estadual.

A matéria do Poder Judiciário diz respeito a reajuste salarial dos servidores da Justiça. O segundo projeto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), disciplina verbas indenizatórias do TCE (diárias, auxilio alimentação e auxílio saúde). O terceiro, também de autoria do TCE, disciplina critérios de concessão de gratificação aos servidores do quadro efetivo do órgão.

O último projeto que constava na pauta de votação era de autoria do Ministério Público e dispunha sobre a criação e extinção de cargos no quadro de servidores auxiliares do órgão. O projeto prevê a criação de três (03) novos cargos de Assistente Jurídico, nas cidades de Patos, Sousa e Guarabira, e a extinção dos cargos de Oficial de Promotoria e Auxiliar Técnico de Promotoria.

ALPB
 

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026