Categorias: Política

Deputado paraibano se une a Marina Silva lamentando a aprovação do ‘PL da Devastação’: “O Brasil sangra”

PUBLICIDADE

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, criticou a aprovação do projeto de lei nº 2.159/2021, conhecido como PL da Devastação, na madrugada de ontem (17/7). Segundo Marina, a proposta “fere de morte um dos principais instrumentos da proteção ambiental do país, que é o licenciamento ambiental”. O deputado estadual da Rede, Chió, também usou ontem suas redes sociais, para lamentar a aprovação do PL.

“A flexibilização permite que empresas se autolicenciem sem estudos técnicos ou fiscalização rigorosa. Na prática, isso significa dizer que o meio ambiente será drasticamente afetado, abrindo os caminhos para tragédias como as de Brumadinho e Mariana. O desenvolvimento defendido pelo PL que vai para votação NÃO É PROGRESSO. É um desenvolvimento baseado na destruição das nossas florestas, da nossa biodiversidade, no desmonte de entidades reguladoras, como Ibama e ICMBio, desmonte de direitos e na marginalização de comunidades tradicionais. O PL DEVASTA O MEIO AMBIENTE, O PLANETA, AS NOSSAS VIDAS”, disse Chió.

De acordo com Marina, as novas regras criam exceções em licenças para obras consideradas estratégicas e facilitam algumas autorizações por meio de uma simples declaração de compromisso. O texto, aprovado com 267 votos, será enviado para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode sancionar ou vetar.

A ministra do Meio Ambiente afirmou que o projeto “flexibiliza ao extremo os procedimentos de licenciamento ambiental e fragiliza todo o arcabouço legal que sustenta a proteção socioambiental, sem trazer ganho de eficiência ou agilidade”.

“A proposta aprovada na Câmara impõe retrocessos estruturais e cria vulnerabilidades socioambientais e insegurança jurídica, podendo inclusive ser questionada na justiça por setores da sociedade. A sociedade deve se manter mobilizada e o governo vai continuar trabalhando porque precisamos consolidar um marco legal do licenciamento ambiental que esteja à altura de nossas imensas riquezas naturais, da tradição jurídica brasileira, tanto em defesa do meio ambiente, quanto na segurança e previsibilidade para os empreendimentos a serem licenciados, e alinhado com os princípios da sustentabilidade e da proteção ambiental”, destacou Marina Silva.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Identidade cultural da PB fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025