(crédito: Reprodução/Freepik)
O deputado federal Mercinho Lucena (PP) apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação de um programa nacional de assistência no tratamento da obesidade, com foco em reeducação alimentar e no uso de medicamentos injetáveis como o Monjaro — conhecido popularmente como a “caneta da obesidade”.
O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é oferecer uma alternativa menos invasiva e mais acessível do que a cirurgia bariátrica, atualmente uma das principais opções de tratamento para casos graves de obesidade. “A cirurgia bariátrica é mais invasiva, exige mais cuidados e tem um custo muito maior. Com o uso da caneta, conseguimos promover a perda de peso de forma significativa, com menos riscos e menor custo para o sistema de saúde”, destacou Messinho.
Estudos clínicos apontam que medicamentos como o Monjaro podem levar à perda de até 20 quilos, dependendo do perfil e acompanhamento do paciente. Para o deputado, a medida tem potencial de ampliar o acesso ao tratamento de forma mais ampla e eficaz em todo o país, especialmente no Sul e em regiões com alta demanda por soluções de saúde pública.
A proposta também prevê ações de educação alimentar e acompanhamento médico, visando à mudança de hábitos e à promoção de saúde a longo prazo. Messinho defende que, ao adotar esse tipo de abordagem integrada, o Brasil pode enfrentar o problema da obesidade com mais eficiência e menor impacto financeiro no SUS.
O projeto segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…