Categorias: Política

Deputado do PSL quer emendas para implantação de energia limpa na transposição

PUBLICIDADE

Com a finalidade de implantar projetos de geração de energias alternativas, a exemplo da energia solar e energia éolica, na transposição do Rio São Francisco, o deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), está defendendo que os deputados e senadores dos estados contemplados com as águas do “Velho Chico”, destinem emenda de bancada para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

O deputado pretende enviar ofício para os 12 deputados federais paraibanos, os três senadores, além dos parlamentares dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, que também serão beneficiados pela transposição do “Velho Chico”.

Ele reafirmou que a partir dessa semana vai intensificar contatos com técnicos e órgãos ligados ao setor hídrico nacional a fim de apresentar uma proposta para barateamento dos custos do bombeamento da Transposição.
Segundo o deputado, uma das medidas seria a utilização de energias mais baratas como a fotovoltaica (solar) e a eólica para movimentação das bombas das estações elevatórias.
– A transposição não está terminada e ainda temos essa questão do custo da energia, que é altíssimo – disse.

A energia solar ou a eólica podem ser a solução para sustentar a transposição e seus gastos com energia elétrica nas estações elevatórias que trazem as águas do Rio São Francisco para o Nordeste. As bombas que dão vazão à água consomem uma quantidade de eletricidade que daria para abastecer toda a cidade de Campina Grande, segundo o deputado estadual paraibano Renato Gadelha (PSC). E é por conta desse gasto que o Ministério da Integração Nacional já está preparando um estudo para viabilizar o uso de fontes renováveis de energia no projeto de transposição.

A energia que alimenta as subestações das elevatórias do Projeto São Francisco é fornecida pela rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN/ONS), por meio das conexões feitas com as instalações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco

Os recursos, conforme argumentou o deputado do PSL, seriam usados com a finalidade de cobrir os custos energéticos da operação e funcionamento das estações elevatórias do Projeto de transposição do Rio São Francisco. Ele observou que a proposta se encontra respalda na significativa demanda financeira dos gastos com o fornecimento de energia elétrica a ser repassada aos Estados beneficiados com as águas da Transposição.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024