O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) afirmou nesta quinta-feira (28) já ter 191 assinaturas em uma Proposta de Emenda Constitucional que permitiria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar um terceiro mandato em 2010. Barreto deseja protocolar a PEC ainda nesta tarde. Para o protocolo ser aceito, ele precisa de 171 assinaturas.
A proposta do deputado peemedebista prevê um plebiscito para permitir que um governante possa disputar duas reeleições continuadas. A apresentação da PEC formaliza o debate sobre o terceiro mandato.
Para permitir a nova reeleição de Lula é necessário que a PEC seja aprovada com o mesmo texto em duas votações no plenário da Câmara e em duas votações no plenário do Senado com maioria constitucional de 3/5 dos parlamentares, além da tramitação pelas comissões nas duas casas. O que pode impedir a manobra é o curto prazo para sua viabilização. Para valer para 2010, a proposta precisa ser promulgada pelo Congresso Nacional até o final de setembro deste ano.
Para Barreto, as declarações de Lula desautorizando o movimento não atrapalham a tramitação. “Estamos discutindo uma tese. Independente da vontade do presidente Lula, a proposta tramita. É uma tese que o parlamento precisa analisar”.
O peemedebista ataca a oposição que o acusa de golpe ao propor o terceiro mandato lembrando da aprovação de uma PEC que permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. “A oposição não tem moral nem discurso para falar de golpe já que foi essa mesa oposição que, sem consulta popular, incluiu o mecanismo da reeleição na Constituição”.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual da legenda na Paraíba, comentou sobre…
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…
A partir do próximo domingo (25), a passagem dos ônibus convencionais em João Pessoa passará…
Durante um encontro nesta quarta-feira, 21/01, na sede da Federação das Indústrias do Estado da…
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa, informou nesta sexta-feira (23) que…
A Justiça da Paraíba deferiu, nesta sexta-feira (23), uma liminar pedida pelo Ministério Público da…