BATE E REBATE: deputado insinua que viagem de parlamentares foi para conhecer TCM do Ceará; colega nega
A Assembleia Legislativa está se tornando um palco de vaidades e disputas em torno da implantação os não do Tribunal de Contas dos Municípios. Para a oposição e para o próprio Tribunal de Contas do Estado, esse não é o momento de debater algo que não está em pauta na Paraíba. Outros temas como greve da Universidade Estadual e até a do Tribunal de Justiça deveriam estar em discussão e não o TCM.
Para colocar mais lenha na fogueira, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) reagiu com indignação à informação dada por alguns meios de comunicação de que parte da bancada governista da Assembleia foi até o Ceará para acompanhar de perto o funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), visando a instalação em breve de um similar na Paraíba. E destacou que o governador estaria por trás dessa viagem.
“Eu estou sendo literalmente surpreendido, para não dizer vergonhosamente surpreendido com essa informação. Esse é o sentimento de toda a nossa bancada. Está mais do que evidente que Ricardo Coutinho (PSB) está por trás dessa operação. Uma manobra anti-republicana e vergonhosa. Vamos levar todos esses bastidores ao conhecimento da sociedade”, afirmou.
O parlamentar reclamou da ausência, sem justificativa do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB). E deixou claro que o Poder Legislativo deve ser mais independente e menos subserviente.
“O presidente da Casa não foi trabalhar hoje e nem nos deu nenhuma satisfação, acabou adiando matérias importantes para ir atrás de emprego para os deputados. Será que a sociedade concorda com isso? O líder do governo, com todo respeito, não faria essa viagem sem combinar com o governador. Querem dar um golpe na população com esse TCM, uma manobra anti-republicana e vergonhosa para empregar deputados. Penso que é necessário um Poder Legislativo mais independente e menos subserviente”, declarou.
Rebate: O deputado Buba Germano (PSB) rebateu a informação de que deputados teriam ido ao Ceará para conhecer o TCM que foi implantado naquele estado.
Buba foi um dos presentes, além de Adriano Galdino (PSB), Gervásio Maia (PMDB), Hervázio Bezerra (PSB) e dos licenciados Genival Matias (PTdoB) Trócolli Júnior (PMDB) e Lindolfo Pires (DEM), os dois últimos candidatos as vagas de conselheiro do TCMParaíba.
"Não fomos com essa intenção. O propósito foi outro e não esse. Fomos tratar de pontos comuns de Paraíba e Ceará, o problema hídrico, um tema que é muito preocupante entre nós paraibanos".
Buba Germano considerou que não pode se responsabilizar por uma coisa que ainda não existe e garantiu que, caso a matéria chegue a Casa de Epitácio Pessoa, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), irá a outros estados estudar como o órgão funciona.
“Não se cria um coisa dessa por vontade ou não vontade de alguns segmentos. Se isso acontecer, a Assembleia estará preparada”, garantiu.
Redação