Categorias: Política

Deputado cobra do Governo valorização dos servidores e respeito aos poderes

PUBLICIDADE

O deputado estadual Janduhy Carneiro (Patriota) participou, na tarde desta terça-feira (29), de audiência pública para debater, o projeto de nº 1.819/2018 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2019. Durante seu pronunciamento, na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada na Câmara Municipal de João Pessoa, o parlamentar cobrou uma valorização dos servidores públicos e o descongelamento dos orçamentos dos poderes e órgãos autônomos durante audiência pública.

Janduhy Carneiro não poupou críticas ao governador Ricardo Coutinho pela forma intransigente em não dialogar com os servidores públicos.

“Os servidos públicos estão sofrendo e muito com cinco anos sem reajustes e as perdas salariais se acumulando anualmente. Pelo que eu tomei conhecimento não há previsão orçamentária de reajuste para 2019. Mais uma vez, os técnicos-administrativos do Estado estão sendo penalizados no dia a dia e com o corte no ponto, porque o Estado não abre para o diálogo, que é a regra do governo. O Poder Executivo não conversa com os representantes das instituições, com os órgãos judiciários e autônomos”, lamentou o deputado.

Durante a audiência da LOA, o deputado lembrou o congelamento no orçamento de alguns poderes. Segundo o parlamentar, a Defensoria Pública é o órgão mais prejudicado. Janduhy lamentou a manobra que o governo tem feito para jogar a sociedade contra os poderes.

“O governo age de uma forma que não dá para acreditar. Na administração de Ricardo Coutinho houve o congelamento no orçamento do judiciário e MP em 2016, 2017 e 2018. A categoria dos defensores públicos é quem tem sofrido amargamente. Para se ter uma ideia até a compra de material de expediente nos locais de trabalho os defensores pagaram. Desde 2014 o orçamento da Defensoria está congelado. A Assembleia Legislativa aprovou um orçamento de R$ 75 milhões, mas o governo não cumpre. A decisão do Judiciário foi acertada de acionar o STF para garantir o duodécimo que lhe é de direito. Infelizmente, o governo fica tentando jogar a sociedade contra os poderes. Não se pode chegar a um ponto de dizer que não vai contratar PM e realizar ações da saúde porque o judiciário passou a reter o dinheiro e isso prejudica o Executivo”, falou o político.

O parlamentar ressaltou durante o discurso que o governo do estado desrespeita decisões judiciais. Ele citou ainda que o governador desrespeita a Constituição Federal.

“O desrespeito aos poderes e autonomia dos órgãos são frequentes nesse governo. A Constituição Federal prevê as sanções para quem desrespeita o repasse do duodécimo aos poderes. Isso é caso de intervenção na Paraíba porque o governo não vem cumprindo o que vem escrito na constituição. Quem não cumpre as decisões e desrespeita o judiciário é o governador Ricardo Coutinho. Isso é gravíssimo e causa inconformismo no Estado. Um chefe do poder executivo não pode administrar o estado desta forma”, falou Janduhy Carneiro.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. Dispõe sobre alterações na legislação tributária, despesas do Estado com pessoal e encargos sociais e disposição relativas à dívida pública do Estado.

De acordo com o calendário da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, o prazo para apresentação de emendas segue até esta quarta-feira (30), e o prazo para apreciação do parecer definitivo da LDO vai até o próximo dia 18 de junho.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024