A Paraíba o tempo todo  |

Deputado acredita em diálogo com a sociedade para aprovação da Previdência

O governo Federal vai aproveitar o recesso para apresentar argumentos que justifiquem a necessidade de a reforma da Previdência ser aprovada. A intenção é conquistar apoio de partidos e parlamentares indecisos.

 

Além disso, congressistas da base aliada do presidente Temer destacam que a sociedade também precisa entender que as mudanças nas regras para aposentadoria são necessárias para o equilíbrio das contas.

 

É o caso do deputado Federal paraibano Efraim Filho, que ressalta a importância de a população participar dos debates sobre o tema. “É importante ouvir a sociedade, está em sintonia com o que ela pensa. O importante é transmitir a mensagem de que é uma lei que quebra privilégios”, avaliou.

"Previdência

Na Paraíba, a previsão de déficit para este ano é de 1,2 milhões de reais. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2015, o rombo no setor previdenciário do estado estava entre 6,5 e 13% da Receita Corrente Líquida, que é a soma dos gastos de um governo.

 

O coordenador de Previdência Social do IPEA, Rogério Nagamine, explica que esse tipo de despesa atrasa os investimentos do estado em outros setores importantes. “Os vários problemas relacionados a esse nível de despesa e déficit incluem desde risco de sustentabilidade. Isso diminui o passo para outros gastos sociais ou mesmo investimento em infraestrutura”, afirmou.

 

A previsão é a reforma da Previdência seja votada no dia 19 de fevereiro do ano que vem. Entre outras coisas, o texto propõe uma idade mínima para se aposentar, regra que não é adotada atualmente no Brasil.

 

Caso a matéria seja aprovada, as mulheres terão acesso ao benefício quando atingirem de 62 anos de idade. Já os homens, 65 anos. O tempo de contribuição é o mesmo para os dois sexos: 30 anos.

 

Agência do Rádio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe