Categorias: Política

Deputada acusa RC de não seguir orientação do MP

PUBLICIDADE

 DEMISSÕES: Daniella Ribeiro acusa RC de não seguir orientação do Ministério Público

A deputada estadual recém-empossada, Daniella Ribeiro (PP) declarou na tarde desta segunda-feira, (07), que as pessoas que votaram em Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo do Estado, na esperança de dias melhores, estão vivendo um verdadeiro terror. A parlamentar disse que as decisões do governador com relação as demissões dos servidores não condizem com a determinação do Ministério Público Estadual (MPE).

“A decisão do governador não condiz com a orientação do Ministério Público, porque estive em dezembro com o procurador Oswaldo Trigueiro junto com os representantes da Asprene, antes mesmo que acontecesse o que hoje estamos a assistir: famílias completamente desesperadas. O MP afirmou que não faria ‘caça às bruxas’ e que queria uma programação por parte do Governo para que fosse analisado caso a caso e isso não ocorreu. A decisão por parte de Ricardo foi precipitada e arbitrária”, pontuou.

A parlamentar acrescentou que a decisão do Ministério Público é de que o Governo do Estado fizesse uma programação, no sentido de manter nos locais de trabalho aquelas pessoas que fazem parte dos serviços essenciais, a exemplo da Saúde, Educação e Segurança, e só no decorrer do tempo é que viesse o desligamento progressivo e suas respectivas substituições no quadro de pessoal.

No entanto, conforme declaração da deputada Ricardo Coutinho se aproveitou da determinação do MP para irresponsavelmente demitir todo mundo sem a realização de avaliação mais criteriosa, ou seja, caso a caso dos servidores estaduais.

“Ele prometeu que não mexeria nessas pessoas e que numa programação iria ser estudado caso a caso e, a partir daí é que as coisas iriam mudar, ora tudo isso não aconteceu de uma hora para outra, é resultado de governo após governo e agora quem vai pagar é o servidor?!”, questionou Daniella Ribeiro.

Daniella Ribeiro fez alusão também a retirada de gratificação dos professores efetivos do Estado que conquistaram através da Lei federal 7.419 do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e que agora se vêm com seus vencimentos reduzidos.

“O pretexto utilizado pelo governador de recontratar retirando direitos conquistados durante anos, agora zerou, não é justa. Quer dizer que a partir da recontratação é que vai vigorar os direitos desses servidores? Essa é mais uma atitude arbitrária e uma atitude que demonstra perigo e desrespeito com o ser humano. A decisão foi completamente equivocada, açodada, tanto é que já voltou atrás para recontratar cinco mil servidores na área da Educação”, frisou a parlamentar.

Daniella ressalta que sua luta é por aqueles servidores que estão há anos trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento dos bons serviços públicos prestados e não pelos contratados em período eleitoral. "Falo dos que dedicaram sua vida inteira ao serviço publico e hoje se encontram desesperados, pai de família com 50, 55 anos de idade e que não têm a menor condição de correr para fazer concursos concorrendo com jovens que estão mais antenados e em busca do seu espaço de trabalho", afirmou.

A parlamentar lembrou que imediatamente solicitou uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que poderá ocorrer ainda esta semana. A Sessão será para discutir as demissões dos servidores estaduais feitas pelo governador Ricardo Coutinho. "Vamos ter que apelar para a sensibilidade do governador para que ele possa rever caso a caso a situação dos servidores que ele demitiu", finalizou.

 

Simone Duarte ( Twitter: @sireporter )

PB Agora
 

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026