O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (25) que a crise no Senado é uma “coisa menor”, que poderia ser resolvida pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O presidente se referia às denúncias que há 15 dias envolvem o Senado em um emaranhado de atos secretos, casos de nepotismo e apadrinhados de senadores, entre outras irregularidades com dinheiro público.
Lula voltou a defender o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
“Tem uma, duas ou três denúncias em fase de apuração. Apura-se e toma-se as medidas. O que não pode é um país com tantas coisas importantes como o Brasil ficar discutindo coisas menores que o Tribunal de Contas [da União] pode investigar”, declarou.
Lula afirmou que em uma convesa com Sarney, o presidente do Senado informou que está apurando as denúncias. “Acho que Sarney foi eleito pelo senadores, e é dele o compromisso de fazer a apuração das denúncias. Ele me disse que está apurando e espero que haja apuração”, afirmou.
Segundo Lula, a sucessão de denúncias que recai sobre a administração do Senado não deve ser transformada em uma “crise institucional”. “Não quero transformar as coisas do Senado em uma crise institucional. Todos no Senado têm maturidade para fazer o que tem de ser feito”, disse.
Mais cedo, nesta quinta, José Sarney disse existir uma “campanha midiática” contra ele. A declaração foi feita por meio de uma curta nota divulgada nesta tarde.
Agaciel
O presidente também falou do pedido de afastamento do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, feito nesta quarta-feira pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).
“Ontem cheguei em casa e fui ver televisão. Vi um senador pedindo que os diretores não apareçam na Casa porque estão causando constrangimento aos senadores. Esta não é a maneira adequada de tratar o assunto. Se há suspeitas, então é melhor afastar o diretor”, defendeu Lula.
G1
O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…
Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…
Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…
O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…
Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…