Categorias: Política

Denúncia da PGR aponta tentativa de interferência nas eleições de 2022 na Paraíba

Uma denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados destaca o uso de uma ação estratégica para mapear votos em Santa Inês, cidade do Sertão da Paraíba, com o intuito de interferir nos resultados das eleições de 2022, em que Lula (PT) obteve expressiva vitória no município. A informação foi divulgada pelo blog de Wallisson Bezerra.

O processo aponta que o levantamento de dados foi solicitado por Marília Alencar, ex-diretora da Inteligência do Ministério da Justiça, nas cidades onde o candidato do PT teve mais de 75% de apoio no primeiro turno. Santa Inês, por exemplo, teve Lula conquistando 89% dos votos, contra apenas 8% para Bolsonaro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) argumenta que a ferramenta utilizada foi vista como essencial para reverter o favoritismo de Lula, com o objetivo de manter Bolsonaro no poder, contrariando os resultados do primeiro turno e as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno.

Além de Santa Inês, a planilha revelou que outros 36 municípios da Paraíba também foram monitorados, junto com cidades de outros estados do Nordeste, como Piauí, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Alagoas.

A denúncia também sublinha a intenção de “minar o sistema democrático”, apontando que os denunciados utilizaram estruturas policiais do Estado para intimidar eleitores, como parte de uma ação mais ampla para desrespeitar o processo eleitoral e garantir a permanência de Bolsonaro no poder, mesmo que isso violasse a ordem constitucional.

O caso continua sendo acompanhado de perto pelas autoridades competentes e coloca em foco práticas que envolvem manipulação e pressão sobre o sistema democrático, algo que tem gerado grande repercussão no cenário político nacional.

Redação

Últimas notícias

Campinense vence o Treze por 1 a 0 no Amigão e assume a vice-liderança do Paraibano

O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…

8 de fevereiro de 2026

Esporte de Patos vence o Confiança-PB fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…

8 de fevereiro de 2026

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026