Uma denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados destaca o uso de uma ação estratégica para mapear votos em Santa Inês, cidade do Sertão da Paraíba, com o intuito de interferir nos resultados das eleições de 2022, em que Lula (PT) obteve expressiva vitória no município. A informação foi divulgada pelo blog de Wallisson Bezerra.
O processo aponta que o levantamento de dados foi solicitado por Marília Alencar, ex-diretora da Inteligência do Ministério da Justiça, nas cidades onde o candidato do PT teve mais de 75% de apoio no primeiro turno. Santa Inês, por exemplo, teve Lula conquistando 89% dos votos, contra apenas 8% para Bolsonaro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) argumenta que a ferramenta utilizada foi vista como essencial para reverter o favoritismo de Lula, com o objetivo de manter Bolsonaro no poder, contrariando os resultados do primeiro turno e as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno.
Além de Santa Inês, a planilha revelou que outros 36 municípios da Paraíba também foram monitorados, junto com cidades de outros estados do Nordeste, como Piauí, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Alagoas.
A denúncia também sublinha a intenção de “minar o sistema democrático”, apontando que os denunciados utilizaram estruturas policiais do Estado para intimidar eleitores, como parte de uma ação mais ampla para desrespeitar o processo eleitoral e garantir a permanência de Bolsonaro no poder, mesmo que isso violasse a ordem constitucional.
O caso continua sendo acompanhado de perto pelas autoridades competentes e coloca em foco práticas que envolvem manipulação e pressão sobre o sistema democrático, algo que tem gerado grande repercussão no cenário político nacional.
Redação
O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…
O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…
Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…
O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…