Categorias: Política

Dedé lidera disputa em Pedras de Fogo

Candidato pela coligação ‘A vez do povo’ (DEM / PHS / PSB / PV / PRP / PSD), o bancário Derivaldo Romão dos Santos (PSB), mais conhecido por Dedé, lidera a corrida pela Prefeitura de Pedras de Fogo, com 38,54% das intenções de voto.

É o que revela a pesquisa (estimulada) realizada pela Consult, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação. Essa é a primeira pesquisa de intenções de voto no município após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio.

Em segundo lugar está Aurilécio Moreira da Cunha (PT), da coligação ‘Por uma nova Pedras de Fogo’ (PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSC / PR / PT do B), com 34,38%. Em terceiro lugar aparece Sérgio Figueiredo Soares (PRB), da coligação ‘União democrática popular’ (PRB / PPS / PSDB), com 8,13%. Dos eleitores entrevistados, 2,29% afirmaram que não votarão em nenhum dos ‘prefeitáveis’ citados. Os indecisos (não sabem dizer) somam 16,67%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00048/2012 no dia 24 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada no dia 25 deste mês. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 480 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Todos os três candidatos tiveram o registro deferido pela Justiça Eleitoral.

À frente na espontânea

Na pesquisa espontânea, o socialista Derivaldo Romão, o Dedé, que conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), também se mantém na liderança. Ele foi citado por 37,08% dos entrevistados. Dedé tem como vice Leonardo Ferreira Barros, do PSD. Em segundo aparece o petista Aurilécio, que tem o apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Manoel Júnior (PMDB), com 30,83%.

A companheira de chapa de Aurilécio é Kilza Ribeiro (PMDB). Em terceiro também na espontânea está Sérgio Figueiredo, atual vice-prefeito e que conta com o apoio da prefeita Clarice Ribeiro. Ele obteve 6,67%. Como vice, a coligação registrou o nome de Kleber Cesar Rodrigues Guedes (PSDB).

Outros nomes são citados na pesquisa espontânea. O deputado federal Manoel Júnior (0,42%), a prefeita Clarice Ribeiro (0,21%), Júnior (0,21%) e ‘No candidato de Manoel Júnior’ (0,21%). Dos eleitores entrevistados pela Consult/Correio, 22,08% informaram que ainda não sabem em quem votar para prefeito de Pedras de Fogo nas eleições de 7 de outubro e 2,29% responderam nenhum.

Pode mudar o voto

A Consult quis saber ainda se “A sua intenção de voto para Prefeito de Pedras de Fogo, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?”. A opção ‘não mudará’ foi a escolhida por 62,08%. Já 20,42% afirmaram que podem sim mudar o voto faltando pouco mais de um mês para as eleições. Os indecisos (não sabem dizer) somam 17,5%.

Disputa para a Câmara está indefinida

Com 128 candidatos na disputa para as 11 vagas da Câmara Municipal de Pedras de Fogo, a pesquisa Consult/Correio revela que dos eleitores entrevistados 48,96% ainda não sabem em quem votar para vereador e 1,67% afirmou que não votará em nenhum dos candidatos postos.

Na pesquisa (espontânea), foram citados 58 nomes, desses sete obtiveram percentuais acima de 2%. Dentre esses, o mais citado é Nelson da Una com 3,75%. Em seguida aparece Rivaldo Melo (2,71%), Noronha (2,5%), Zeca Empeleiteiro (2,5%), Jailson do Casadinho (2,29%), João Pedreiro (2,08%) e Nal de Campo Verde (2,08%).

Rejeição

O candidato que apresenta maior rejeição, segundo os dados da Consult/Correio, é Sérgio Figueiredo. Ele obteve 22,92%. Em seguida vem Dedé com 21,25%. O terceiro que apresenta maior rejeição é Aurilécio: 20,42%. Apenas 1,04% disse que rejeita todos os candidatos citados na pesquisa estimulada e 34,38% não sabem dizer.

Quem vai ganhar

Aos eleitores entrevistados na pesquisa foi perguntado “Quem o(a) sr.(a) (você) acha que vai ganhar a eleição para Prefeito de Pedras de Fogo?”. Para 35,83% quem ganhará as eleições esse ano será Derivaldo Romão, o Dedé. Aurilécio obteve 34,17% e Sérgio, 6,04%. Os indecisos somam 23,96%.

Parceria

A Consult Pesquisa trabalha em parceria com o Sistema Correio de Comunicação há 12 anos e atua no Estado da Paraíba há 20 anos. A empresa está no mercado há 24 anos e tem sua sede na Capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal.

Liderança

A pesquisa Consult/Correio perguntou aos eleitores de Pedras de Fogo “Quem o(a) sr.(a) (você) considera maior liderança política, hoje, em Pedras de Fogo?”. O deputado federal Manoel Júnior, sobrinho da prefeita Clarice Ribeiro, foi apontado por 28,33% como sendo a maior liderança do município, localizado na Zona da Mata paraibana.

Os três candidatos a prefeito Derivaldo Romão, Aurilécio Cunha e Sérgio Figueiredo vêm em seguida com 22,92%, 8,96% e 2,5%, respectivamente. Em quinto lugar aparece Dr. Júnior (2,5%), seguido por Clarice Ribeiro (2,29%), Lula (0,21%), Gordo (0,21%) e ‘Legenda 13 (0,21%). Dos entrevistados, 27,5% responderam que não sabem e 4,38% responderam nenhum.

Situação

A Consult perguntou aos eleitores: “Em sua opinião, nos últimos anos, o(a) sr.(a) (você) acha que Pedras de Fogo, melhorou, piorou, ou está igual como era antes?”. Para 42,5% a cidade está “igual ao que está hoje”. Responderam ‘melhor’, 31,7% e, pior, 20%.

Correio

Últimas notícias

Levantamento aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na sétima no Brasil com os melhores indicadores Segurança Pública

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

14 de fevereiro de 2026

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026