A Paraíba o tempo todo  |

DEBATE NA TV ARAPUAN: candidatos ao Senado apresentam propostas e ‘trocam farpas’ ao vivo; confira resumo

Os candidatos ao Senado na Paraíba participaram, na noite desta segunda-feira (03), de um debate realizado pela TV Arapuan. Estiveram presentes, além da candidata Daniella Ribeiro (PP), os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB), Luiz Couto (PT), Nelson Júnior (PSol) Nivaldo Mangueira (PSol), Roberto Paulino (MDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

O primeiro a fazer uso da palavra foi o canditado Nivaldo Mangueira, que demonstrou preocupação com a educação do país e indagou o seu companheiro de chapa, Nelson Júnior, sobre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). "O que estão fazendo com a UEPB, professor Nelson Júnior?". Nelson Júnior afirmou que a atual política do Governo do Estado deixou três mil estudantes fora da univesidade. Segundo ele, os mais prejudicados, além dos estudantes, são os professores, que sequer tem tido direito a reajustes salariais.

Dirigindo-se ao candidato Veneziano, Cássio questionou o socialista sobre o motivo que o fez votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "Tive a coragem de votar nas duas denúncias", disse Vené, referindo-se ao processo de impeachment de Dilma e o pedido de investigação do presidente Temer na Lava Jato. "Você traiu o governo que você participava e hoje se alia a Luiz Couto, do partido que você derrubou", disse Cássio. No momento acalourado do debate, ambos chegaram a chamar um ao outro de "oportunista".

No momento em que teve a oportuidade de fazer os questionamentos, Veneziano chamou à bancada o seu alido na busca pela vaga ao Senado, o deputado federal Luiz Couto. Vené pediu a opinião de Couto sobre as declarações feitas por Cássio, que destacou fazer oposição ao presidente Michel Temer (MDB). "Tá querendo enganar a população e não vai enganar porque a população sabe", disse Couto sobre Cássio.

O senador Cássio foi criticado pelo posicionamento adotado recetemente pelo seu partido, o PSDB, que desembarcou gda Gestão Temer e diz ser oposição ao presidente. "O que estou vendo aqui é candidato surfista, que surfa de acordo com a onda", disse Nelson Júnior.

O petista, Luiz Couto, trouxe ao debate a prisão do ex-presidente Lula. Direcionando sua pergunta ao candidato Roberto Paulino, Couto o questionou sobre o atual momento pelo qual passa o ex-presidente. "Lula tem que ser libertado", disse Luiz Couto. Roberto Paulino afirmou ter sido o primeiro a anunciar publicamente o apoio ao ex-presidente em 2002. "Em 2002, Lula e eu esperávamos tê-lo em meu palanque, aqui na Lagoa, e o senhor não estava lá", declarou.

A candidata Daniella Ribeiro foi questionada pelo candidato Roberto Paulino sobre sua possível contribuição, caso seja eleita, para a gestão do candidato José Maranhão, caso seja eleito governador da Paraíba. "Com toda certeza, tudo que for para desenvolver e para o bem da Paraíba, eu apoio", disse Daniella.

Vené, diante de Daniella, destacou que o Partido Progressista, ao qual pertence a candidata, além de ter o líder do presidente Temer na Câmara, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, votou favorável as principais medidas implantadas pelo atual presidente da República. Vené cobrou explicações de Daniella sobre o posicionamento da sigla. A candidata do PP pediu que o socialista lhe questionasse sobre sua atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba e sobre suas propostas para o Senado e que as decisões tomadas por Aguinaldo Ribeiro, seu irmão, Veneziano fosse questionar o próprio deputado.

Na cojuntura nacional, a reforma trabalhista, a lei da terceirização e a PEC que estabelece teto de gastos do Governo Federal foram os temas discutidos pelos postulantes ao Senado Federal. Em relação a Paraíba, os candidatos trataram de propostas para a Segurança, Saúde e Educação.

Nas Eleições 2018 serão eleitos dois senadores. Atualmente, a Paraíba é representada no Senado pelos senadores Cássio Cunha Lima, que busca a reeleição, José Maranhão, que concorre a vaga de governador da Paraíba, e Raimundo Lira.

 

PB Agora

 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe