Categorias: Política

Debate é marcado por troca de farpas entre Estela e Cícero

As atenções nesse primeiro debate foram voltadas principalmente para o clima de acirramento entre a candidata do PSB, Estelizabel Bezerra e o tucano Cícero Lucena. A socialista por varias vezes cutucou na questão dos processos enfrentados por Cícero Lucena, que por sua vez retrucou, se defendeu ao ressaltar que tinha sido investigado e absolvido de todas as acusações. Cícero por varias vezes solicitou que a candidata do PSB entrasse no campo das ideias em vez de remoer os processos.

A questão do aborto também foi outro ponto alto do debate. Sarmento acusou Estela de fugir da pergunta para não perder votos.

 

 

Veja alguns pontos altos do debate

 

O candidato Cícero Lucena foi perguntado por Renan Palmeira (PSOL) sobre a mobilidade urbana. O candidato tucano afirmo que tem um compromisso para preparar a população para o futuro. “A cidade tem que ser planejada agora. Um planejamento que permita a eficiência do transporte público para que possa propiciar melhorias para os usuários. João Pessoa precisa ter aero trem, corredores específicos de ônibus e redução dos impostos que incidem em toda a cadeia produtiva dos transportes coletivos. Só com isso poderemos reduzir as passagens em mais de 20%. É inadmissível que um cidadão passe mais de uma hora esperando a condução”, bateu Cícero.

 

Renan retomou a palavra afirmando que não era verdade o que o Tucano tinha dito. “Houve aumento das passagens no seu governo, no de Ricardo Coutinho e de Luciano Agra, favorecendo os empresários dos transportes públicos. Nossa candidatura tem proposta para barrar os preços”, frisou.

 

Cícero rebateu o candidato do PSOL, garantindo que quando deixou a prefeitura da cidade ela estava entre a segunda ou terceira com o valor da passagem mais barata do país. Hoje está entre a segunda ou terceira mais cara do país. Por favor não me compare com esses… (ao ouvir isso o candidato Renan Palmeira riu abertamente da colocação). O tempo agora é outro, as medidas a serem adotadas agora são novas”, pontuou.

 

Logo em seguida foi a vez do candidato José Maranhão (PMDB) perguntar a Luciano Cartaxo (PT), agora sobre a gestão da saúde. Na verdade o peemedebista não conseguiu formular uma pergunta a tempo. Apenas falou do que considerava a falência do sistema e da gestão da saúde em João Pessoa. “Nós não temos em JP um serviço que atenda com satisfação ao serviço hospitalar”, disse o ex-governador.

 

Luciano Cartaxo não se importou com falta de pergunta, falou que sua gestão, caso eleito, pretende ampliar a cobertura do PSF em João pessoa. “Vamos fazer investimento na saúde num patamar ainda maior do que existe hoje. Vamos investir mais em UPA na capital. Tem mais duas licitadas. Em Mangabeira e Cruz das Armas. Vamos buscar junto ao governo federal para trazer a quarta UPA no bairro do Geisel. Além disso, vamos fazer investimento em rede hospitalar.

 

Terceiro Bloco I: Lourdes pressiona Estela sobre aborto; Cartaxo e Renan não se entendem
O ex-governador José Maranhão reclamou que Cartaxo não falou da falência do sistema de saúde do município, lembrando que o petista é apoiado pelo ex-socialista Luciano Agra. Cartaxo lembrou que os problemas existem na administração municipal, mas também avanços. “O debate aqui não é só para apontar problemas, mas para apontar solução. Nós vamos instalar academias de saúde em JP. É fundamental que a gente possa trabalhar. Nós queremos investir muito na saúde do município”, pontuou.

 

Para os candidatos Antônio Radical e Maranhão falaram sobre política salarial. Maranhão lembrou que herdou de Cássio 21 planos de cargos e salário e pagou a todos.

 

Depois o tucano Cícero Lucena jogou a bola para Radical chutar falando que a gestão da saúde na capital é ruim. Radical foi mais longe: “Dizer que a saúde de João Pessoa é ruim, é uma elogio. Para ser ruim precisa melhorar muito”

 

Outro ponto forte foi quando Estela perguntou a Lourdes Sarmento. Estela perguntou sobre a política de saúde mental. E Lourdes garantiu que a saúde de João Pessoa só avançou na privatização do sistema de saúde.

 

Depois disso Estela fez um pronunciamento defendendo o programa de saúde de João Pessoa a garantindo que pretende fazer mais investimento. No retorno Lourdes ironizou dizendo que Estela quis dar uma aula. “Nós sabemos muito bem que você não é médica. O comentário tirou risos da plateia.

 

“Isso tudo é uma falácia. Não resolve o problema”, disse. Lourdes finalizou reclamou com os assessores e perguntando se eles iriam querer pedir direito de resposta de novo
 

As informações são do portal Paraiba.com

 

FIM DO DEBATE: com pontos altos e troca de farpas, debate é encerardo na TV Arapuan

 

 

Passo a passo: ultima a dar as considerações finais, Lourdes Sarmento agradeceu ao Sistema Arapuan por ter sido convidada para o debate, ja que não conseguiu participar de outros debates de outras emissoras. "Queremos colocar a prefeitura a serviço dos interesses reais da populacao e nao dos interesses empresariais como esses governos que já passaram fazem. Apoie os nossos candidatos", finalizou.

Passo a passo: a candidata do PSB, Estelizabel Bezerra tambem agradeceu a TV Arapuan, agradeceu a militancia. "Governar João Pessoa é um desafio e uma honra. João Pessoa é uma cidade média, é conurbada com outras grandes cidades, e é preciso conhecer realmente essa cidade para poder governa-la, por isso peço o apoio de todos", falou.

Passo a passo: Cícero Lucena também agradece aos organizadores do debate, aos candidatos presentes e ao povo de João Pessoa que aderiu e entendeu o projeto do PSDB. "Peço seu voto para chegar a prefeitura e fazer dessa cidade uma cidade mais justa, mais humana e mais solidaria", destacou.

Passo a passo: Radical lamenta as quatro grandes candidaturas e diz que todos puderam fazer e nao fizeram. "Nesse debate procuramos ressaltar os problemas reais que voce pessoense vive e mostramos as alternativas reais para mudar a realidade da Capital", destacou.

Passo a passo: José Marahão agradece aos organizadores do debate. "Esse debate foi enriquecedor porque em alguns momentos permitiu mostrar a quem está em casa quem é quem, uns com certa rudeza. Eu sou um filho adotivo de João Pessoa, e quero pedir o apoio de todos para que se entreguem na nossa campanha e me concedam a confiança do seu voto"

Passo a passo: Renam Palmeira destaca que ‘muito o que foi falado no debate nao será aplicado na pratica, já que a maioria que estao no pareo já tiveram a oportunidade e não o fizeram", lamentou. Renam diz que quando os adversarios foram gestão nao melhorou. "Eu quero fazer o que eles disseram que iam fazer e nao fizeram!", ressaltou.

Passo a passo: Luciano Cartaxo é o primeiro a fazer as considrações finais. O petista agradeceu a oportunidade do debate "Debate pra mim nao é uma rinha de galo e sim a oportunidade de dizer o que pensa. Peço uma oportunidade para ser prefeito dessa cidade pela primeira vez. Quero cuidar da cidade, das familias e das pessoas, Tenho capacidade de unir e juntar num mesmo palanque, Dilma, Lula e Agra.", destacou.

Passo a passo: Fim do terceiro bloco. No proximo bloco os candidatos voltam para as considerações finais.

Passo a passo: ruas que constam como calçadas polemiza terceiro bloco do debate

Passo a passo: Sarmento diz que Orçamento Democratico é uma farsa e diz que existe uma manobra entre a administração municipal e as empreiteiras.

Passo a passo: Cícero defende a gestão compartilhada com a Cagepa para que o orgao cumpra a meta de 100% de saneamento basico.

Passo a passo: Estelizabel diz que no cadastro de João Pessoa nao consta mais ruas calçadas sem ser. Estela diz que o Governo do PSB vai ampliar a cobertura do esgotamento sanitario.

Passo a passo: Maranhão concorda com todos os adversários e diz que as ruas da Capital são pistas de obstaculos. O ex-governador também questiona a falta de acessibilidade.

Passo a passo: Cartaxo ressalta que a cidade está bem cuidada, mas que ainda precisa de muitos investimentos. O petista defende a instalação do Pacto da Mobilidade Urbana.

Passo a passo: Renam quer saber onde estar o dinheiro das ruas que constam como calçadas. O candidato defende também uma auditoria nas gestoes de antecessores.

Passo a passo: Radical lamenta o fato de não só as ruas constarem como calçadas e defende uma auditoria e ainda critica os pontos de alagamento provocados pela falta de infraestrutura.

Passo a passo: radialista pergunta sobre a problematica das ruas sem calçamento mas que constam como calçadas

O tema agora é infraestrutura

Passo a passo: cada candidato falar sobre saúde durante 1 minuto

Passo a passo: Lourdes Sarmento diz que tem que ampliar os PSFs e qualificar os profissionais. Para resolver o problema da saúde, só através da estatização.

Passo a passo: Cartaxo diz que sendo eleito vai procurar todos os prefeitos da região metropolitana para pensar numa politica de saúde metropolizada. Cartaxo disse ainda que vai colocar um medico em cada PSF atraves do concurso publico.

Passo a passo: Cícero diz que quer retomar o PSF com a equipe completa e voltar a distribuir os remedios especiais em domicilio.

Passo a passo: Estela diz que o maior desafio é manter os medicos dentro dos PSFs. Estela diz que vai negociar horarios flexiveis e colocar os PSFs funcionando também a noite para avançar no conceito de saúde preventiva.

Passo a passo: Maranhão concorda com Renam e cita o caso da terceirização do Trauma da Capital e chama os atos de absurdo.

Passo a passo: Renam diz que a gestão do PSB terceirizou e privatizou a saúde em João Pessoa

Passo a passo: cada candidato falar sobre saúde durante 1 minuto

Passo a passo: cada candidato fala sobre a saúde, A principal defesa foi o fim da terceirização da saúde.Cada candidato tem um minuto para falar sobre o tema

Passo a passo: Sarmento ironiza explicação de Estela sobre a saúde mental e o CAPS

Passo a passo: Estela evita falar sobre acusações de Sarmento e lembra que João Pessoa precisa de mais Centros Especializados de Atenção a Saúde Mental. "Nós vamos abrir um Centro de Apoio as pessoas quimicos dependentes", destacou.

Passo a passo: Sarmento rebate Estela e diz que Saúde em JP só avançou na privatização

Passo a passo: Sarmento rebate Estela e diz que Saúde em JP só avançou na privatização. A candidata disse que soube que foi informada de qeu o Hospital Juliano Moreira seria fechado. Para Sarmento, a saúde só piorou na gestão do PSB. "Essa política de dizer que cuida da saude é uma farsa".

Passo a passo: Estela diz que gestão avançou na saúde mas ressalta desafios e pergunta a Sarmento quais as propostas no tratamento de saude mental.

Passo a passo: Radical promete reabrir as maternidades fechadas no Governo do PSB

Passo a passo: Radical detona tentativa de terceirização da saúde na PMJP

Passo a passo: Cícreo lembra que foi na sua gestão que a cidade teve 100% de cobertura nos PSFs. O tucano relata a distribuição dos remedios em domicilio e ressalta a importancia de Kumamoto, como médico, como vice prefeito da saúde para o bem de nossa cidade.

Passo a passo: Radical lamenta a tentativa de terceirização da saúde do PSB, o que precarizou a saúde publica. "Dizer que a saúde de João Pessoa é ruim é um elogio porque para ser ruim tem que melhorar muito", detonou

Passo a passo: Cícero fala sobre a calamidade na saúde, principalmente nos PSFs e pergunta a Radical por que a atual administração do PSB não fez pela saúde o que o povo necessita e precisa.

Passo a passo: Radical questiona Maranhão sobre políticas salariais e Maranhão ressalta que atendeu a todos os PCCRs

Passo a passo: Maranhão alfineta Cartaxo – Ele quer ser sócio do bônus, mas não do ônus

Passo a passo: Cartaxo ressalta que problemas existem, mas há de se buscar soluçoes e não falar apenas na falência do Sistema de Saúde, que não é um problema localizado e sim nacional.

Passo a Passo: Maranhão diz que Cartaxo quer ser socio do bonus e não do onus e detona a falencia do sistema de saude na Capital

Passo a passo: Cartaxo defende que a saúde seja tratada de forma mais ampla

Passo a passo: Cartaxo ressalta o deficit na Saude de João Pessoa e ressalta que o Governo do PT vai trabalhar para colocar medicos em todos os PSFs atraves dos concursos publicos. "Vamos fazer com que possamos investir nas UPAs, e vamos buscar junto ao Governo Federal, recursos para trazer a quarta UPA para João Pessoa", disse.

Passo a passo: Maranhão pergunta a Luciano Cartaxo sobre a Saude, o tempo passa e Maranhão não consegue concluir a pergunta.

Passo a passo: Cicero lembra que na gestão tucana a passagem era a segunda mais barada e na do PSB é a segunda mais cara

Passo a passo: Renam acusa a gestão de Cicero de ter favorecido os empresarios, aumentando as passagens de onibus.

Passo a passo: Cicero ressalta que o transporte deve ser prioridade, no sentido de que possa ser um eixo no desdobramentos da cidade, para ser adotado com eficiencia. O tucano lembrou ainda que devem haver redução de passagens e diminuição no tempo de espera.

Passo a passo: Renam Palmeira pergunta o que Cícero fará mara mudar o transporte em JP

Passo a passo: Cartaxo e Renam discute sobre a Educação

Passo a passo: Estela diz que o aborto existe e as mulheres precisam ser cuidadas e não discriminadas.

Passo a passo: Sarmento diz que Estela foge das perguntas para não perder voto.

Passo a passo: Estela responde – "Ninguem é a favor do aborto, ele é um problema de saúde publica e deve ser tratado de maneira conscientizada. Temos que reduzir o indice de abortamento. As mulheres que aboram tem que ser atendidas sem preconceito. A mulher tem que ser atendida com dignidade"

Passo a passo: candidatos em trinta segundos responderam sobre Saúde e Infraestrutura, já que os dois temas não foram sorteados no ultimo bloco.

Passo a passo: candidatos Cícero e Estela fecham o bloco com direitos de resposta

Passo a passo: Cícero e Estelizabel encerraram o segundo bloco solicitando o direito de resposta. Estela falou sobre as ampliações da prefeitura na area de Direitos Humanos, já Cícero Lucena lamentou o fato de Estelizabel ‘remoer’ os processos e fugir do campo das ideias

Passo a passo: Maranhão questiona Radical sobre os Direitos Humanos

Passo a passo: Maranhao lembra que foi na gestão dele que se criou a Secretaria da Mulher.

Passo a passo: Radical critica inoperancia do PSB no setor

Passo a passo: Maranhão questiona Radical – Como ele ver a questao dos direitos humanos em João Pessoa?

Passo a passo: Cartaxo lembra que concurso publico será prioridade na gestão do PT

Passo a passo: "Não vou ser demagogo de paralisar os serviços tirando todos os prestadores de uma forma para outra. Nosso governo mudará de forma gradativa", ressaltou Cartaxo rebatendo Renam

Passo a passo: Renam reclama da pratica clientelista de inchar a máquina publica com os prestadores de serviço. "Essa é uma realidade da cidade e é essa pratica que Cartaxo defende"

Passo a passo: Cartaxo fala sobre os concursados. "Vamos fazer concursos e valorizar os prestadores de serviço também. Nao temos como trocar todos os prestadores por concursados em apenas quatro anos. Nos queremos realizar concursos de forma progressiva"

Passo a passo: Renam quer saber o que Cartaxo fará com os concursados e comissionados

Passo a passo: PCO e PSOL dizem que adversários estão junto e misturados, sem ideologias

Passo a passo: Sarmento diz que adversário vivem uma falsa moralização pois vivem juntos e misturados, sem perspectivas ideologicas.

Passo a passo: Renam ressalta que houve uma dança das cadeiras. "Nessa eleição eles se juntam, na proxima eles se separam e a ideologia é jogada no lixo, é meramente o jogo dos amigos, eles tão juntos e estão misturados e só se separam pra ganhar uma eleição. Eles nunca fizeram e não é agora que vão fazer", disparou.

Passo a passo: Loudes Sarmento questiona a Renam sobre a união entre PSDB e PSB

Passo a passo: Estelizabel direciona pergunta a Cícero Lucena e clima esquenta

Passo a passo: Cícero retruca, e critica a forma democratica do PSB que instalou a unica UPA da cidade no bairro de Manaira. Cicero diz que o Governo falta com a verdade, pois ninguem foi consultado no processo de fechar a maternidade da cidade.

Passo a passo: Estela pede que Cícero se explique sobre os mecanismos de controle social, do interesse publico. "Quando o senhor coloca que se livrou dos processos o que a gente herdou da sua gestão foram os abandonos de obras", disparou.

Passo a passo:Cicero diz que nenhum politico da Paraíba foi mais investigado que ele e que em todos os processos ele foi absolvido.

Passo a passo: Estelizabel direciona pergunta a Cícero Lucena e clima esquenta. A candidata volta a direcionar ‘farpas’ ao tucano relembrando o passado que envolveu o caso confraria.

Passo a passo: Cícero Lucena questiona a Zé sobre a qualidade da merenda escolar

Passo a passo: Maranhão defende lisura na distribuição da merenda.

Passo a passo; Cícero ressalta necessidade da boa qualidade da merenda e da assiduidade do alimento

Passo a passo: José Maranhão responde a pergunta de Cícero sobre a importância da merenda. Considero a merenda escolar um alimento sagrado, que vai garantir o desenvolvimento da criança. Se fizer alteração, signfica um crime contra humanidade. Esta cidade é uma cidade que tem seus bairros desprezados.

Passo a passo: Cícero Lucena questiona a qualidade da merenda escolar

Passo a passo: Estela fala sobre o resgaste da revitalização de João Pessoa, diz que Radical está enganado e que ela não fugiu de nenhuma pergunta. "Se o senhor nao sabe, entenda que area de preservação tem valor economico".

Passo a passo: Radical reclama que Estela desconversou e não respondeu sobre seu envolviemento no polemico caso cuiá.

Passo a passo: Estela diz que a gestão tem que garantir que as areas verdes sejam publicas e ratifica que a fazenda foi desapropriada pelo preço justo. Estela destaca que houve lisura na desapropriação do terreno e destaca que a negociação foi proba.

Passo a passo: Antonio Radical é o primeiro sorteado a perguntar e escolhe Estelizabel para falar sobre os escandalos da merenda, do jampa digital, do gari milionário e também da fazenda cuiá. O que a senhora tem para dizer qual o tamanho do seu envolvimento no caso cuiá

Passo a passo: fim da primeira rodada esquenta com ataque de Estela a Cícero

Passo a passo: Estela ataca Cicero e diz que ele não tem nesse momento as condicoes para dizer o que de concreto a Capital precisa porque governou durante oito anos e não implantou nada do que hoje existe na gestão do PSB. Estela disse ainda que Cícero Lucena era o campeão de processos por desvio de dinheiro público e não podia criticar já que passou oito anos como prefeito e nao implantou nenhum programa que hoje foi implantado pelo PSB.

Passo a passo: Cicero Lucena comenta fala de Estella e critica o fato do PSB não ter feito quando pode." A prefeitura tem que ter a preocupação com a qualificacao da mao de obra", falou.

Passo a passo: Estela diz que vai expandir e investir na produção cultura da cidade que precisa ser potencializado e ofertado. "Essas diretrizes estao em articulação com a educação formal"

Passo a passo: quais serão suas propostas para otimizar o Empreender JP, pergunta o radialista Batista Silva

Passo a passo: Estela fecha a rodada de perguntas e fala sobre emprego

Passo a passo: Lourdes Sarmento lembra que a questão dos ambulantes está ligada ao desemprego e que foi o PSDB que mais desempregou e o foi o PSB que mais atacou desavergonhadamente esse setor dos ambulantes. "Solucao pra isso seria a redução da jornada de trabalho", disse.

Passo a passo: Cícero lembra que sempre dialogou com os ambulantes e sempre repugnou a violencia contra os ambulantes. "Nao é atraves da força e violencia que hoje está estabelecida pela administração do PSB que nós vamos solucionar esse problema. Os trabalhadores merecem respeito",

Passo a passo: Lourdes Sarmento vai comentar resposta de Cícero

Passo a passo: Jota Ferreira formula pergunta para Cícero e fala sobre a informalidade do emprego

Passo a passo: Cícero Lucena é sorteado para falar sobre Direitos Humanos

Passo a passo: Radical detona a inoperância de uma política consistente na gestão do PSB

Passo passo: Renam Palmeira lembra que a questao do Esporte tem que ser de baixo para cima e nao de cima para baixo. "Existem quadras e lazer nas praias e os bairros são esquecidos", falou.

Passo a passo: "Na nossa gestão existirá um incentivo a partir da educação"

Passo a passo: Radical lembra que as escolas não estão formando os valores esportivos e o principal problema do esporte começa com a educação. "Não se tem um esporte voltado a partir da escola e isso é o que mostra a má gestão do PSB. Não ha incentivos para os novos talentos", lamentou.

Passo a passo: Nilvan Ferreira quer saber de forma concreta o que marcará a questão do incentivo ao Esporte

Passo a passo: Antônio Radical e Renam Palmeira comentam agora sobre Esporte

Passo a passo: Maranhão ressalta que falta segurança nas praças e nas escolas e a prefeitura tem que participar e agir efetivamente. "A prefeitura na minha gestão vai ter curso de capacitacao para preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho", disse.

Passo a passo: Cartaxo ressalta que uma boa parcela de jovens não chega aos 30 anos e dentro dessa optica  o Governo do PT quer fazer atraves do banco cidadao para fazer com que o jovem desenvolva um espírito empreendedor.

Passo a passo: Maranhão diz que em sua gestão a prefeitura vai proporcionar um maior leque de empregos e investir na educação, com uma escola que possa atrair o estudante e entreter com esporte, lazer e diversões.

Passo a passo: Jornalista Vinicius Henrique pergunta como a prefeitura pode contribuir para diminuir o envolvimento da juventude com as drogas.

Passo a passo: José Maranhão é sorteado e vai falar sobre propostas para Juventude

Passo a passo: Renam Palmeira do PSOL rebate Estela, diz que ha retirdas de forma agressiva de moradores e que a habitação ainda é precária. "Queremos garantir dignidade", falou, ressaltando que a candidata do PSB teve oportunidade de resolver e não resolveu.

Passo a passo: Estelizabel diz que o PSB quer zerar o deficit habitacional e ofertar um escritorio de arquitetura publica. "Nós criamos a Secretaria de Habitacao e implantamos uma outorga onerosa".

Passo a passo: Renam Palmeira do PSOL diz seu Governo dará contribuição para a construção de condominios populares. Ele reclama do fato de João Pessoa ter muitos terrenos inabitáveis que só faz valorizar e aumentar a especulacao imobiliária. "Queremos dar condicoes aos moradores", falou.

Passo a passo: o radialista Jota Ferreira fala sobre a moradia irregular, cita a ocupação do predio do INSS e pergunta o que o candidato vai fazer para solucionar o problema.

Passo a passo: Renam Palmeira do PSOL é o proximo a falar; tema – Habitaçãoe Estelizabel Bezerra é sorteada para comentar a resposta do adversário

Passo a passo: Renam Palmeira do PSOL é o proximo a falar; tema – Habitação

Passo a passo: Cartaxo faz a treplica e lembra que o PT quer pensar no turismo além de tudo como geração de empregos.

Passo a passo: Antonio Radical critica o fato da revitalizacao do Centro Historico nunca ter saído do papel. Ele defende que o PSTU quer acabar com o turismo sexual. "É um absurdo o que a gestão não faz recuperar a ponta do cabo branco", lamentou.

Passo a passo: Cartaxo quer construir uma nova rodoviária

Passo a passo: Cartaxo destaca que o turismo deve ser bom primeiro para quem mora na cidade e nao apenas para o turista. "Nós temos condicoes de fazer cada vez maior", destacou. O petista lembrou que alguns eventos serão sediados no Brasil e que é necessário divulgar a cidade e recuperar o patrimônio turistico, a exemplo do Centro Historico.

Passo a passo: O radialista Batista Silva pergunta qual a proposta para esse tipo de seguimento

Passo a passo: Antonio Radical é sorteado para comentar a resposta do adversário do PT

Passo a passo: Luciano Cartaxo é o segundo candidato sorteado para comentar sobre o Turismo

Passo a passo: Cartaxo é o segundo candidato sorteado para falar sobre Turismo

Passo a passo: Lourdes Sarmento critica gestao do PSB no municipio e no Estado e diz que nao ha incentivo para a cidade.

Passo a passo: Maranhão comenta a resposta de Lourdes Sarmento.  O mestre de obras lembra que deve ser combatida a corrupção. Ele lembra que o que acontece hoje é um abandono total da cultura, esquecidas e destroçadas. "Temos que investir e restaurar a cultura popular e as festas populares", destacou.

Passo a passo: Lourdes Sarmento diz que falta democratização na cultura. Para ela tem que ter um resgate maior além de uma acessibilidade maior. Ela diz que as pessoas nem tem dinheiro nem tem tempo de presenciar as manifestacoes culturais. "Queremos que em todos os sentidos seja garantida a cultura, em João Pessoa tem muita gente boa mas que são esquecidas nos bairros", disse.

Passo a passo: Cultura é o primeiro tema a ser debatido

Passo a passo: José Maranhão é o primeiro sorteado para responder

Passo a passo: Lourdes Sarmento é sorteada para fazer a primeira pergunta

PASSO A PASSO: em dois minutos candidatos explicam porque merecem ser eleitos

Passo a passo: Antonio Radical (PSTU) é o ultimo candidato a se apresentar. Ele aproveita para agradecer a oportunidade, critica a intrasigencia do Governo Dilma com a educacao e diz que quer ser prefeito para combater o caos na cidade.

Passo a passo: José Maranhão (PMDB) lembra história e luta pela Capital que o permitiu vivenciar as experiencias. "Quero fazer exatamente aquelas obras e serviços que os outros nao fizeram, quero combater a corrupção, inovar, fazer uma administracao voltada para os bairros e fazer de um modo geral aquilo que eles prometeram mas nao fizeram".

Passo a passo: Renam Palmeiras, do PSOL destaca que quer ser prefeito porque a cidade necessita de um projeto de mudança social economica e politca.

Passo a passo: Cartaxo (PT) faz breve historico, destaca que tem o apoio do prefeito da cidade e que quer melhorar cada vez mais. "Quero ter a oportunidade de governar essa cidade

Passo a passo: Lourdes Sarmento (PCO) é a terceira a explicar porque quer ser prefeita. Ela diz que quer mudar o social

Passo a passo: Estelizabel Bezerra (PSB) é a segunda a explicar porque quer ser prefeita. Entre outras coisas, Estela destaca que conhece a Capital e sempre lutou pelas melhorias da Capital, além de que quer ter a honra de ser a primeira mulher prefeita de João Pessoa

Passo a passo: Em 1’30"  Cicero diz que quer retribuir tudo o que a Capital o proporciou. ‘Quero ser por amor a essa cidade’

Passo a passo: Cícero Lucena (PSDB) é o primeiro sorteado e tem 1’30" para dizer porque quer ser prefeito de João Pessoa

Passo a passo: começa o sorteio dos candidatos que vão iniciar o debate

PASSO A PASSO: candidatos são apresentados; nenhum candidato faltou ao debate

Passo a passo: todos os candidatos presentes

Passo a passo: fechando os candidatos, a candidata LOurdes Sarmento do PCO

Passo a passo: na sequencia, Luciano Cartaxo do PT é o sexto candidato a ser apresentado

Passo a passo: Cicero Lucena (PSDB) é o quinto candidato apresentado

Passo a passo: Estelizabel Bezerra (PSB) é a quarta a ser apresentada

Passo a passo: José Maranhão é o terceiro candidato apresentado

Passo a passo: Renam Palmeiras é o segundo

Passo a passo: Antônio Radical é o primeiro candidato a ser apresentado. Filiado ao PSTU

 

CARA A CARA: debate reúne os 7 candidatos a prefeito de João Pessoa na noite desta 2º

 

Os sete candidatos à prefeitura de João Pessoa tem uma agenda em comum na noite desta segunda-feira, dia 30. Todos eles vão estar presentes no primeiro debate na televisão das eleições 2012 na Capital.

Transmitido do Teatro do Seis, no Centro da Capital, o debate vai ao ar a partir das 21h30, ao vivo, pela TV Arapuan, e poderá ser visto ainda pela internet no endereço www.tvarapuan.com.br e também o internauta poderá ficar antenado através do portal PB Agora, que também fará o acompanhamento do debate.

Vão estar no estúdio montado para o debate os candidatos Antônio Radical (PSTU), Cícero Lucena (PSDB), Estela (PSB), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (PT), Renan Palmeira (PSol) e Zé Maranhão (PMDB).
 

Redação

Últimas notícias

Primeiros mil aprovados no concurso da Educação na PB serão convocados até a próxima semana

O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, anunciou nesta terça-feira (3), em entrevista ao…

3 de fevereiro de 2026

Filho de Queiroga se envolve em colisão e é contido até a chegada da polícia

Na noite dessa segunda-feira (02), um acidente de trânsito na Rua Nossa Senhora dos Navegantes,…

3 de fevereiro de 2026

PRF anuncia leilão eletrônico com mais de mil veículos na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizará, no próximo dia 26 de fevereiro, um…

3 de fevereiro de 2026

Efraim Filho admite diálogo político com Hugo e Nabor, mas descarta anúncio de alianças ‘no momento’

Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, o senador Efraim Filho (União Brasil) admitiu, durante…

3 de fevereiro de 2026

Prouni divulga aprovados em primeira chamada e lista já pode ser acessada

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou nestaterça-feira (03), o resultado da primeira chamada. A…

3 de fevereiro de 2026

“O governador muda, mas o governo continua” destaca João sobre Lucas em mensagem na ALPB

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba para 2026 nesta terça-feira (03), o…

3 de fevereiro de 2026