O engenheiro-agrônomo Manoel Antônio de Almeida Duré (na foto ao lado) decidiu se lançar candidato – pela terceira vez – ao cargo de presidente do Crea-PB (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba), no próximo pleito de 2011. Ele deixará a sua atual função de coordenador da Defesa Civil da prefeitura municipal de João Pessoa, para se desincompatibilizar eleitoralmente, frente à disputa do novo mandato como representante de classe profissional.
Em busca da reeleição
Manoel Duré já foi presidente da entidade paraibana por duas vezes e membro titular da diretoria nacional do Confea (Conselho Federal dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos). O atual dirigente máximo do Crea-PB é Paulo Láercio Vieira (especialista em Segurança no Trabalho).
Mais dois meses de chuva
Ele lembra que os meteorologistas alertam para o fato de que neste mês de setembro e ainda no próximo – outubro – poderá haver registro de diversas temporadas de chuvas esparsas, porém intensas, bem acima da média normalmente prevista para o mesmo período, em anos anteriores.
Parceria Estado-Prefeitura
Manuel Duré – todas às vezes em que concede entrevista, por exemplo – gosta sempre de ressaltar a importância operacional e administrativa para a coordenação da Defesa Civil de João Pessoa, do trabalho desenvolvido em parceria com os soldados do Corpo de Bombeiros Militares do Estado, apesar das divergências político-partidárias existentes entre o prefeito da Capital, Luciano Agra (PSB) e o governador José Maranhão (PMDB).
Incêndio em prédios altos
Ele considera que um dos fatores principais para isso é a adoção de uma série de providências super importantes para evitar incêndios em prédios de mais de 30 ou 40 andares, entre os muitos edifícios que estão sendo recentemente construídos na cidade. A Defesa Civil e os Bombeiros, neste caso específico, preferem atuar preventivamente, do que ter que admitir a simples possibilidade de combaterem juntos hipotéticos focos de fogo, no futuro.
Novas ressacas no mar
O coordenador municipal da Defesa Civil também alerta para a contínua ocorrência de fortes ressacas durante as marés altas, que podem afetar muitas áreas de praia na orla marítima de João Pessoa, causando danos ao meio ambiente e também às áreas construídas pelo homem, nesses locais.
Depósito de lixo no rio
Duré me disse que desde que ele assumiu o cargo de coordenador da Defesa Civil da PMJP, já foram encontrados dentro do rio Jaguaribe, muitos objetos de grande porte, tratados pela população ribeirinha como se fosse meramente lixo doméstico, gerando forte impacto ambiental.
Fusquinha dentro d’água
No rol de coisas estranhas jogadas no curso d’água natural, estão eletrodomésticos e moveis como geladeiras, ventiladores, fogões, sofás, camas e até mesmo a inacreditável carcaça de um fusca velho (sem o motor do carro preso à lataria).
Contato com as bases
Manoel Duré – embora também ainda exerça cargo público concomitantemente com sua atividade classista-sindical – está atuando hoje como presidente da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PB), mantendo-se, portanto, ligado às suas bases eleitorais junto à categoria à qual ele pertence, ou seja, a dos arquitetos e engenheiros.
Paradas de ônibus
Recebi – recentemente – dois formulários enviados pela página de contato deste portal, ambos se referindo ao mesmo tema: a substituição de vários abrigos públicos nas paradas de ônibus da Capital.
Queixas dos internautas
Confira, abaixo, as principais reclamações dos usuários do sistema de transporte urbano da cidade, nesse aspecto específico:
1) De Jefferson Araújo (e-mail: [email protected]) de João Pessoa:
– Caro Giovanni, parabéns pelo programa apresentado diariamente de 15h00 as 17h00 na rádio CBN/Correio (AM 1.230 kHz). Não entendo o porquê da prefeitura municipal de João Pessoa estar substituindo as coberturas das paradas de ônibus da avenida Beira-Rio, agora, em pleno inverno.
– Por que não fizeram isso no verão? Tem algo muito estranho nisso. As paradas de ônibus ficam lotadas de pessoas se molhando na chuva, todos os dias.
O outro formulário enviado pela página contato do www.pbagora.com.br é o seguinte:
2) De Ricardo Silva (e-mail: [email protected]), também de João Pessoa:
– Este é um serviço de utilidade pública. Gostaria de fazer um apelo a você, Giovanni, para se informar e nos reportar depois, porque foram retiradas de quase todas as paradas de ônibus as suas coberturas, nas quais as pessoas se protegem do sol e atualmente das chuvas. Será que acabou o contrato com a empresa responsável pela manutenção e aluguel das mesmas ou vão fazer mudanças?
– Esses abrigos são muito importantes para as pessoas que pegam ônibus. Não houve nenhum comunicado da prefeitura de João Pessoa sobre estas mudanças. Ajude-nos. Faça uma reportagem para nos informar, neste portal. Agradecemos pelo serviço de utilidade pública.








