Categorias: Política

De olho nas contratações: MPPB e TCE definem plano de atuação no período pré-eleitoral

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado estabeleceram um canal efetivo de comunicação para definir o plano de atuação dos órgãos neste período pré-eleitoral, principalmente, no acompanhamento e investigação de contratações precárias de pessoal e acumulação de cargos. O objetivo é coibir práticas usadas para arrebanhar votos e também criar mecanismos de prevenção que melhorem, gradativamente, o cenário atual, independente da mudança de gestores públicos.

Os detalhes dessa atuação foram definidos durante uma reunião, na manhã desta terça-feira (16), entre os chefes do MPPB e TCE, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho e André Carlo Torres Pontes, respectivamente. Também participaram da discussão o 1º subprocurador-geral de Justiça, Alcides Orlando de Moura Jansen; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público, Fazenda Pública e Terceiro Setor, Leonardo Quintans, e a auditora do TCE, Luizi Costa.

O presidente do TCE explicou que o órgão faz esse acompanhamento da evolução do quadro de pessoal do Estado e municípios, com foco nas contratações precárias e no acúmulo de vínculos. “Estamos oferecendo todas as informações ao Ministério Público, para que, de forma capilarizada, através da atuação dos promotores de Justiça, possamos agir, não só corrigindo as falhas encontradas, mas prospectando melhorias contínuas, com criação de alertas para os gestores. O TCE tem os dados e o MPPB tem o interesse de atuar no caso”, disse André Carlo.

Apuração das irregularidades
O procurador-geral de Justiça endossou o interesse do Ministério Público nas informações oferecidas pelo TCE e sugeriu como primeiro item do plano de atuação dos órgãos uma outra reunião, de preferência ainda esta semana, com outros promotores que estão ligados ao tema, para que sejam definidos os próximos passos dessa parceria, que já deve começar a render alguns frutos, a partir do próximo mês.

“Temos interesse em apurar as irregularidades dessas contratações. Vamos definir as linhas de atuação de cada órgão e o procedimento operacional padrão que deverá ser adotado em todo o Estado. É interessante corrigir as irregularidades, mas isso, às vezes, demora, sendo necessárias ações de improbidade administrativa. Então, o ideal é termos uma atuação constante de caráter preventivo, acompanhando os alertas emitidos pelo Tribunal. Os gestores também precisam ser cobrados para checar, por exemplo, se uma pessoa tem outros vínculos, antes de contratá-la”, afirmou Francisco Seráphico.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação da PC desarticula grupo que usava empresa de camarão como fachada para tráfico na PB e PR

Foi deflagrada na manhã de hoje (15), pela Polícia Civil da Paraíba e do Paraná,…

15 de janeiro de 2026

Resultado de análise da água do Açude Velho, em Campina Grande, deve sair em até 10 dias

O mau cheiro diminuiu, mas muitos peixes ainda estão morrendo e sendo retirados do açude.…

15 de janeiro de 2026

Itens apreendidos na Operação Compliance Zero ficam na PGR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou, na noite de ontem, que a Procuradoria-Geral…

15 de janeiro de 2026

Felipe aceita convite de Veneziano e vai se filiar ao MDB para disputar a reeleição

O Deputado Estadual Felipe Leitão aceitou o convite formulado pelo Presidente Estadual do MDB na…

15 de janeiro de 2026

Copa do Mundo: Fifa anuncia locais de treino e concentração da seleção

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, confirmou nesta quarta-feira (14) que a seleção brasileira…

15 de janeiro de 2026

Programa Sentinela, da PMPB se torna referência nacional em gestão institucional

O Programa Sentinela, desenvolvido pela Casa Militar do Governo da Paraíba se tornou referência nacional…

15 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464