Categorias: Política

De Hitler ao tal ‘Caboclo Girassol’

Desde que começou o segundo turno das eleições, os assuntos religiosos passaram a dominar um debate que, no primeiro turno, passou à margem de temas polêmicos – para não usar termos mais pesados. Na internet, na TV, nos jornais, no rádio e em panfletos, vimos histórias de candidatos e candidaturas com referências a Hitler, à Umbanda, a ateus, pagãos, ‘forças ocultas’ e, o mais leve de todos – imaginem – o aborto.

Não me surpreende a informação de que a história de Hitler – uma das referências feitas a um dos candidatos aqui na Paraíba – esteja ligada às tais ‘forças ocultas’, que estão no centro do debate político local. Há registros que falam das intenções dos principais seguidores de Hitler e de homens de sua confiança de simplesmente substituir o Deus Cristão por outros deuses, ligados a doutrinas religiosas diversas.

É aí que vemos as coincidências, com o debate, aqui na Paraíba, em torno da luta do Deus no centro de todas as coisas versus as tais ‘forças ocultas’ que estariam para imperar no Estado, a depender do resultado das eleições deste ano. A história das estátuas, da consagração de João Pessoa a estas forças, do poder do Candomblé e do ocultismo sobre o Cristianismo e de supostos pactos envolvendo ciências distantes da Fé Cristã nos levam a perceber infelizes coincidências entre as histórias de Hitler e o que vemos hoje, na Paraíba.

Em 1934, no livro “Nazismo: um assalto à civilização” é apresentado que, no dia 30 de Julho de 1933, mais de cem mil nazistas tinham-se reunido em Eisenach para declarar querer tornar “a origem germânica a realidade divina”, restaurando Odin, Baldur, Freia e os outros deuses teutônicos nos altares da Alemanha – Wotan deveria estar no lugar de Deus e Siegfried no lugar de Cristo. Nesses rituais, o Deus Pai e o seu Cristo eram substituídos por esse panteão pagão.

Em que pese a Igreja ainda não ter se pronunciado oficialmente, aqui na Paraíba, sobre todos estes temas que estão sendo tratados, à época foi diferente. Em 1937, o Papa Pio XI publicou uma encíclica de condenação ao Nazismo, afirmando: “Damos graças, veneráveis irmãos, a vós, aos vossos sacerdotes e a todos os fieis que, defendendo os direitos da Divina Majestade contra um provocador neopaganismo, apoiado, desgraçadamente com freqüência, por personalidades influentes, haveis cumprido e cumpris o vosso dever de cristãos”.

Nestes termos, infere-se que pode estar em curso um movimento da Igreja atual para dar cabo de todo esse debate, restabelecendo a Ordem Divina das coisas e determinando que o nosso Deus, Senhor e Salvador, retome o centro de todo e qualquer debate. Se isto não ocorrer, poderemos enveredar por um caminho adverso, totalmente desvirtuado de tudo o que nos é posto no dia a dia. Afinal, somos ou não somos uma nação cristã?

Que este artigo sirva, pelo menos, de apelo aos que tentam sobrepor a força do Bem sobre as tais ‘forças ocultas’. É bom que reflitamos sobre o que diz a Palavra de Deus:

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Prov.1:7)

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”. (2 Pedro 2:1-4)

Últimas notícias

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026

Operação policial em Bayeux resulta na prisão de cinco suspeitos de ataque em Santa Rita

Na tarde deste domingo, uma grande operação da Polícia Militar da Paraíba foi deflagrada no…

15 de fevereiro de 2026