Categorias: Política

Daniella ataca projeto que acaba com a quota de participação eleitoral das mulheres

PUBLICIDADE

”Vou combater esse projeto com todas as minhas forças”

A líder do PP no Senado, senadora Daniella Ribeiro (PB) prometeu trabalhar contra a aprovação do projeto que acaba com a cota de candidaturas femininas nas eleições proporcionais. O projeto (PL 1256/2019) de autoria do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) foi tema da reunião da bancada feminina no Senado. “Não vou aceitar diminuir direitos. Acho isso um absurdo”, disse a senadora. 

Um dos argumentos para a criação do projeto é combater a prática de alguns partidos compelirem mulheres a entrar no processo eleitoral apenas para assegurar o percentual mínimo exigido de 30% de candidaturas femininas, prática conhecida como “candidaturas laranjas”. “Acho que temos que combater é o laranjal e não diminuir as cotas. Vou combater esse projeto”, defendeu Daniella, recebendo de imediato apoio de outras senadoras. 

O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), propõe a rejeição da proposta. O Conselho Federal da OAB e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) também repudiaram o projeto. 

Outros temas – Ainda durante a reunião, as senadoras discutiram a urgência de definir os integrantes da Comissão Mista de Combate à Violência contra as Mulheres. A senadora Daniella Ribeiro registrou seu interesse em presidir esta comissão, cuja indicação para este ano é do Senado Federal, enquanto que a relatoria caberá à Câmara dos Deputados. 

As senadoras também decidiram indicar um homem para receber, neste ano, o Prêmio Bertha Lutz. O nome será definido na próxima reunião.  A Zoóloga de profissão, Bertha Maria Júlia Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Ela se empenhou pela aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e de serem votadas.

A premiação promovida pelo Senado, ocorre anualmente e já homenageou 80 mulheres de várias áreas de atuação. Até hoje, apenas um homem, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, recebeu o diploma.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024