O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão, almoçou na tarde desta segunda-feira (3) com militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em acampamento montado no gramado em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). As barracas foram instaladas em novembro para protestar contra as condenações de petistas no julgamento do mensalão.
O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, deve decretar a prisão de João Paulo Cunha nesta semana. Barbosa reassumiu o cargo nesta segunda após quase um mês de férias e compromissos oficiais na Europa.
Após almoçar com os militantes petistas, Cunha afirmou a repórteres que tem recebido apoio de colegas do Legislativo. “De ontem para hoje [domingo para segunda], a quantidade de telefonemas que recebi de deputados me conforta demais”, declarou.
O parlamentar, no entanto, não quis responder se irá renunciar ao mandato assim que for decretada sua ordem de prisão. “Isso é um assunto que não está colocado agora, então, prefiro não considerar”, ressaltou.
Ele disse que pretende continuar recorrendo à decisão do STF. “Tudo que tiver a nosso alcance, nós vamos utilizar, quer seja a revisão, quer seja a busca em organismos internacionais – que se não for para rever, pelo menos que seja para tomar conhecimento de que houve uma injustiça no Brasil, um processo completamente permeado pela disputa política”, declarou.
João Paulo Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A Suprema Corte analisará neste ano recurso da defesa dele sobre a condenação pelo crime de lavagem de dinheiro.
Inicialmente, Cunha deve cumprir pena de 6 anos e 4 meses em regime semiaberto. Caso o Supremo confirme a condenação por lavagem de dinheiro, ele então deverá cumprir a pena total determinada pelos magistrados do STF.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…
Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…
Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…
Ex-vereador de João Pessoa e atual suplente, Zezinho do Botafogo deve retornar ao Legislativo da…