Categorias: Política

Crise entre Hugo Motta e Planalto ganha novo capítulo com recuo estratégico e repercussão nacional

PUBLICIDADE

A crise entre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o governo federal ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (26), após a repercussão da notícia publicada pelo portal O Globo sobre a intenção do parlamentar de ligar para o presidente Lula em busca de uma saída institucional para o impasse.

O gesto ocorre após Hugo Motta liderar a votação relâmpago que derrubou o decreto do Executivo que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida, que afeta diretamente a arrecadação federal — com impacto estimado em R$ 10 bilhões —, foi considerada a maior derrota do governo Lula no Congresso em 2025.

Segundo O Globo, a decisão de Motta pegou o Palácio do Planalto de surpresa, especialmente pela forma: o anúncio foi feito em uma rede social às 23h35 da noite anterior, sem aviso prévio e sem espaço para reação do governo. Ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) tentaram contato com o parlamentar, mas não foram atendidos.

Apesar do endurecimento, aliados de Motta disseram ao jornal que o deputado não tem interesse em romper com o governo e que pretende fazer um gesto direto ao presidente Lula, por telefone, para tentar amenizar o desgaste. A articulação é vista como tentativa de distensionar a relação entre os poderes em um momento de instabilidade e cobranças dentro da base governista.

O presidente Lula já foi informado sobre a intenção do parlamentar, mas até o momento não há confirmação de quando a ligação acontecerá. A expectativa é de que o gesto possa abrir caminho para retomada do diálogo e redefinição das prioridades na relação entre Planalto e Congresso.

Enquanto isso, Lula cumpre agenda em São Paulo, onde deve anunciar novos investimentos em habitação popular. A repercussão do episódio, no entanto, segue no centro das discussões políticas da capital federal.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025