Durante a sessão realizada na noite dessa terça-feira (30), a Câmara Municipal de Bayeux registrou a leitura do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou possíveis irregularidades no concurso público promovido na gestão da ex-prefeita Luciene Gomes. O documento, apresentado pelo vereador Wagner do Grau, relator da comissão, conclui que houve indícios consistentes de fraude e má condução do certame.
A investigação teve início após denúncia que apresentou documentos levantando suspeitas sobre o processo de escolha da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB). Segundo o relatório, foram identificadas práticas como movimentações financeiras suspeitas entre a banca e a administração municipal, recebimento indevido de taxas de inscrição, ausência de fiscalização adequada, e até nomeações fictícias na comissão organizadora, com membros que sequer sabiam que haviam sido designados.
Outros pontos destacados incluem a centralização de decisões em um único agente público, alterações não justificadas no cronograma da prova de títulos, além do histórico de denúncias envolvendo a banca IDIB em outros estados. A falta de transparência em todo o processo também foi considerada grave pela comissão.
Com base nos elementos apurados, a CPI decidiu encaminhar o relatório completo, incluindo documentos, depoimentos e atas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, recomendando que sejam tomadas medidas legais contra os responsáveis. O texto também sugere que a Procuradoria Jurídica do município avalie a possibilidade de revisar a validade do concurso e a convocação dos aprovados.
A atual gestão, comandada pela prefeita Tarcyanna Leitão, já havia conseguido suspender a nomeação dos aprovados por meio de decisão judicial, mas o mérito da ação ainda está pendente de julgamento. Durante a sessão, dezenas de concursados estiveram presentes e protestaram contra o relatório, alegando que a administração municipal estaria tentando invalidar o concurso para manter servidores comissionados nos cargos previstos para os aprovados.
PB Agora








