Categorias: Política

Covid-19: suspensa sessão que ameaçava expor parlamentares em Stª Rita

PUBLICIDADE

Ao analisar os riscos de transmissibilidade que a pandemia do coronavírus está tendo no mundo, o vereador do município de Santa Rita, Gilcleide Barbosa Lopes, por meio de sua assessoria jurídica ingressou na justiça com um pedido de Tutela de Urgência e conseguiu suspender a sessão marcada para ocorrer nesta quinta-feira (02), que havia sido convocada pelo presidente interino da Casa Anésio Alves de Miranda, a ser realizada presencialmente, no momento em que todos os órgãos e autoridades de saúde orientam o isolamento social.

Segundo a assessoria jurídica do parlamentar, a ação surgiu em face da presidência ter tomado a iniciativa mesmo sabendo que muitos dos seus vereadores são do grupo de risco.

Na ação, o vereador lembra que no âmbito do Estado da Paraíba, o Poder Executivo editou o Decreto nº 40.122 declarando situação de emergência em todo o Estado da Paraíba por conta da pandemia do coronavírus, em razão da necessidade urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença. Tanto é que sessões na Assembleia Legislativa da Paraíba e no Congresso Nacional estão sendo realizadas de forma remota para evitar o contato entre os parlamentares. Ou seja, a Câmara de Santa Rita vai na contramão das orientações colocando em risco sua representação ao convocar uma sessão presencial em meio ao pico da Covid-19.

A assessoria jurídica pontua, inclusive, que no âmbito da Câmara Municipal foi votado o Decreto Legislativo nº 001/2020, o qual, dentre outras medidas, determinou a restrição de acesso a servidores e vereadores com sintomas de problemas  a Casa; e a suspensão das sessões especiais, solenes e audiências públicas (cf. imagem do portal da Câmara anexado).

“Pois bem. O promovente é vereador do município de Santa Rita e foi surpreendido com uma convocação para a 12º Sessão Ordinária a ser realizada presencialmente no dia amanhã (02.04.2020) às 09h30, quando todos os órgãos e autoridades de saúde orientam o isolamento social. Ocorre que o autor é diabético, conforme atesta o laudo/atestado anexo, estando, portanto, no chamado grupo de risco, não devendo e nem podendo participar de ato ou sessão que possa gerar aglomeração de pessoas”, diz seu representante jurídico.

Além do promovente, a assessoria jurídica lembra que há também a situação do vereador Peixoto, que possui 67 (sessenta e sete) anos de idade, encontrando-se, igualmente, no grupo de risco.

“Assim, não poderia a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Rita convocar uma sessão ordinária para se realizar presencialmente nesse período de Pandemia do Coronavirus, com a presença de 19 vereadores – fora os servidores –, alguns deles integrantes do grupo de risco, como é o autor. Caberia sim à Câmara, providenciar uma estrutura que viabilizasse a realização da sessão de forma virtual”, completa a assessoria.

Veja a decisão:

Acao Obrigacao de nao fazer (Covid19)

Decisao Liminar Deferida.pdf

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024