Categorias: Política

Covid-19: Geraldo Medeiros responsabiliza Vigilância Sanitária de CG por desencontro de dados

“Se houver alguma duplicidade ou triplicidade a culpa única e exclusiva da Vigilância em Saúde do município de Campina Grande e da Secretaria Municipal de Campina Grande que não efetiva a retificação dos casos que são duplicados ou triplicados”. A declaração é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, que responsabilizou a gestão municipal na Rainha da Borborema pelo desencontro de dados sobre os números da Covid-19 na cidade, nos últimos dias, que conforme boletim, deram um salto na última semana.

Para o secretário, a ausência de profissionais de saúde no comando da pasta também é um dos fatores que prejudicam o monitoramento da pandemia na cidade, já que a alimentação do banco de dados é responsabilidade de cada município.

“Isso revela um desconhecimento de quem não é da área de saúde e também por ter uma Secretaria Municipal de Saúde que não tem médicos e profissionais de saúde fazendo a gestão”, afirmou. Medeiros ainda revelou que na quinta-feira (25) participou de reunião com os Ministérios Público Federal e Estadual em que também estiveram presentes representantes da saúde de Campina Grande. “Inclusive foi esclarecido pelo próprio secretário de Saúde e pelo coordenador de Vigilância do município a prerrogativa do banco de dados pertence ao município”, afirmou.

Geraldo deixou claro que a Secretaria Estadual de saúde da Paraíba é mera repassadora de dados fornecidos pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade.

“ Se houver alguma duplicidade ou triplicidade, isso pode ocorrer de pacientes que realizam os testes de covid-19 várias vezes, essa retificação tem que ser feita também diariamente pela Vigilância em saúde do município de Campina Grande. O que ocorre ao longo desses meses é que a Vigilância em saúde do município de Campina Grande não faz essa retificação diariamente, não tem servidores suficientes para suprir essa falha e consequentemente acumula esse número de pacientes que realizam testes duas, três, quatros vezes. Então é culpa única e exclusiva da Vigilância em Saúde do município de Campina Grande e da Secretaria Municipal de Campina Grande”, esclareceu.

Em nota encaminhada mais cedo, a prefeitura de Campina Grande explicou que os números realmente foram duplicados e que já houve a retificação.

CONFIRA

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campina Grande detectou duplicidade em casos positivos de Covid-19 no banco de dados de notificações da doença da Secretaria de Estado da Saúde – SES. Por conta disso, o número de casos confirmados da Covid-19 em Campina Grande que estavam duplicados foram excluídos do Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 25.

PB Agora

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

17 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

17 de fevereiro de 2026

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026