Categorias: ParaíbaPolítica

Covid-19: deputado paraibano responsabiliza Ministro da Saúde pela falta da 2ª dose

PUBLICIDADE

 

O Deputado Estadual Anísio Maia, durante a 11ª sessão remota, da Assembleia Legislativa da Paraíba, culpou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o Governo Federal pela falta de segunda dose de vacina contra a covid-19 na cidade de João Pessoa. “Graças ao senhor Ministro da Saúde, que inadvertidamente, sem um planejamento recomendou aos estados e municípios que usassem as doses que estavam separadas para a segunda aplicação, nós estamos nessa situação, eu, e milhares de paraibanos e nordestinos sem acesso a segunda dose da vacina”, falou Anísio.

O parlamentar apresentou seu cartão de vacinação na sua fala durante a sessão. No documento é possível ver que a primeira dose da vacina foi aplicada no dia 23 de março, e no dia 20 deste mês foi cumprido o intervalo de 28 dias sugerido entre as doses, porém como frisou Anísio as doses do imunizante estão esgotadas. “Por esse cartão, era para eu estar sendo vacinado com a segunda dose, porém não tem vacina para mim e muitos outros porque faltou vacina, houve um problema de planejamento sério”. Anisio ainda lembrou que a prefeitura errou, possivelmente por inexperiência, de ter confiado no Ministro e no Governo Federal, considerando que nenhuma previsão do Governo foi seguida, nenhuma data ou aviso de recebimento de vacina deu certo ou foi cumprido.

Outro ponto levantado pelo Deputado foi a atuação dos governadores do nordeste, em especial a do Governador João Azevedo, apontando eles a única saída para defender o povo do Nordeste, independente do Governo Bolsonaro. ”São eles (governadores) que estão salvando a pátria. Através do planejamento dos estados do Nordeste, das Secretarias de Saúde, que os índices de infecção e de mortes vêm caindo”, completou.

O Consórcio Nordeste citado por Anísio Maia enviou representantes para a Rússia visando acelerar o processo de importação da vacina Sputnik V. Existe também uma preocupação dos governadores com a falta de posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o acordo nacional referente à Sputnik V. “Os governadores do Nordeste contrataram 37 milhões de doses da Sputnik V, e a Anvisa, que é um orgão governamental que deveria ser ágil, em plena pandemia demora mais de 60 dias para apreciar um pedido de regulamentação da vacina. Qual a justificativa?, finalizou o Deputado.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024