Categorias: ParaíbaPolítica

Covid-19: deputado paraibano responsabiliza Ministro da Saúde pela falta da 2ª dose

PUBLICIDADE

 

O Deputado Estadual Anísio Maia, durante a 11ª sessão remota, da Assembleia Legislativa da Paraíba, culpou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o Governo Federal pela falta de segunda dose de vacina contra a covid-19 na cidade de João Pessoa. “Graças ao senhor Ministro da Saúde, que inadvertidamente, sem um planejamento recomendou aos estados e municípios que usassem as doses que estavam separadas para a segunda aplicação, nós estamos nessa situação, eu, e milhares de paraibanos e nordestinos sem acesso a segunda dose da vacina”, falou Anísio.

O parlamentar apresentou seu cartão de vacinação na sua fala durante a sessão. No documento é possível ver que a primeira dose da vacina foi aplicada no dia 23 de março, e no dia 20 deste mês foi cumprido o intervalo de 28 dias sugerido entre as doses, porém como frisou Anísio as doses do imunizante estão esgotadas. “Por esse cartão, era para eu estar sendo vacinado com a segunda dose, porém não tem vacina para mim e muitos outros porque faltou vacina, houve um problema de planejamento sério”. Anisio ainda lembrou que a prefeitura errou, possivelmente por inexperiência, de ter confiado no Ministro e no Governo Federal, considerando que nenhuma previsão do Governo foi seguida, nenhuma data ou aviso de recebimento de vacina deu certo ou foi cumprido.

Outro ponto levantado pelo Deputado foi a atuação dos governadores do nordeste, em especial a do Governador João Azevedo, apontando eles a única saída para defender o povo do Nordeste, independente do Governo Bolsonaro. ”São eles (governadores) que estão salvando a pátria. Através do planejamento dos estados do Nordeste, das Secretarias de Saúde, que os índices de infecção e de mortes vêm caindo”, completou.

O Consórcio Nordeste citado por Anísio Maia enviou representantes para a Rússia visando acelerar o processo de importação da vacina Sputnik V. Existe também uma preocupação dos governadores com a falta de posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o acordo nacional referente à Sputnik V. “Os governadores do Nordeste contrataram 37 milhões de doses da Sputnik V, e a Anvisa, que é um orgão governamental que deveria ser ágil, em plena pandemia demora mais de 60 dias para apreciar um pedido de regulamentação da vacina. Qual a justificativa?, finalizou o Deputado.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CNN: Lula acena a Hugo Motta e União Brasil com demissão de Sabino

A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…

18 de dezembro de 2025

ALPB registra ano mais produtivo da história com mais de 10 mil aprovações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca…

18 de dezembro de 2025

Ação policial prende suspeito de tráfico com 20 quilos de haxixe que seria vendido no RN e PB

Uma ação articulada entre as polícias civis da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande…

18 de dezembro de 2025

“Fizemos a nossa parte e seguiremos na defesa da democracia” diz Veneziano ao lamentar aprovação do PL da Dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…

18 de dezembro de 2025

“Conversas avançam, mas definição sobre vice ficará apenas para 2026”, diz Lucas Ribeiro

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), afirmou, em…

18 de dezembro de 2025

Após publicação enigmática nas redes sociais, Romero Rodrigues detalha conversas do Podemos para 2026

A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…

18 de dezembro de 2025