Categorias: Política

Correios da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

 Os Correios da Paraíba deram início na manhã desta sexta-feira, 13, a mais uma greve. A categoria reivindica 47% de reajuste salarial, retroativo de 7,6% referente ao período de janeiro a agosto do ano corrente, segurança e contratação de mais 50 novos servidores.

Segundo informações do diretor do Sindicato dos Correios de Campina Grande, Pedro Belino, a adesão se deu graças aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco, que já deflagraram greve durante esta semana.

– A expectativa é que tenhamos a adesão de todos os estados. Neste momento 70% do fluxo postal está parado no Brasil, e não adianta fazer postagem de encomendas porque não vamos fazer a movimentação. A greve atinge todas as categorias e é por tempo indeterminado, estamos esperando a proposta nacional e a regional para termos certeza se vamos dar ou não continuidade – disse o sindicalista.

OUTRO LADO

Correios oferece 8% de reajuste para encerrar paralisação parcial

A reunião realizada na noite desta quinta-feira (12) entre os Correios e os sindicatos de Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins resultou em proposta para o término da paralisação parcial dos trabalhadores da ECT: 8% de reajuste nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, e aumento real de 1,7%) e 6,27% de reajuste em todos os benefícios. Além disso, a proposta contempla pagamento de vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, e Vale-Cultura, dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal. A mesma proposta também foi apresentada ontem para a Fentect- Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, e será levada para aprovação em assembleias.

Os sindicatos de Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins realizam assembleia já no final da tarde desta sexta-feira (13).

Serviços — Mesmo com 10 dos 35 sindicatos do Brasil com paralisação decretada, a maior parte dos trabalhadores dos Correios não aderiu ao movimento: hoje, 92,15% do efetivo compareceu normalmente ao trabalho – o que equivale a 114.696 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Na Paraíba, 83,06% do efetivo está trabalhando, o que corresponde a 1358 empregados.
Toda a rede de atendimento dos Correios continua aberta e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis — com exceção da entrega e postagem de encomendas com hora marcada e Disque Coleta nos seguintes locais: Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os Correios mantiveram ontem 78% da carga em dia, o que equivale a 22,8 milhões de cartas e encomendas. O restante continua sendo encaminhado no fluxo postal. Para garantir a prestação de serviços à população, os Correios já estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios. Entre as medidas que podem ser adotadas estão o deslocamento de empregados entre as unidades, realização de horas extras e mutirões para entrega nos fins de semana.

 

 



Redação
 

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026