Categorias: Política

Contra a fome, Vital do Rêgo tem apelo atendido pela FAO que instala unidade na PB

 O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destacou nesta segunda-feira (28) como positiva a conquista da Unidade de Coordenação de Projetos da Região Nordeste, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), que contou com o apoio do parlamentar paraibano e poderá facilitar o viabilização da garantia de segurança alimentar, redução de miséria e melhoria no quadro desolador da Região.

Vital, que já tinha encaminhado oficio a José Graziano da Silva, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) solicitando a instalação da unidade em Campina Grande parabenizou a iniciativa de abertura de um escritório da instituição no Nordeste.

Na oportunidade, o parlamentar peemedebista apontou que 50,74% da população do Estado da Paraíba vive com metade do salário mínimo por pessoa/mês, figurando como o 3º maior índice de pobreza do País. Em linhas claras: mais de 600 mil paraibanos vivem em estado de extrema penúria. Baseado nos lamentáveis índices, Vital do Rêgo disse que o atendimento do seu pleito para a abertura do escritório no Estado que representa, calculando a viabilização da garantia de segurança alimentar, redução de miséria e melhora no quadro desolador da Região.

“Desta forma, assumi na época em que fiz a solicitação o compromisso de emprestar meu total e irrestrito apoio para impulsionar o desempenho da FAO na nossa Paraíba”, desenvolveu o parlamentar.

Em resposta ao senador, José Graziano da Silva informou na época que a organização tem a Paraíba em extrema estima e consideração para sediar sua sede nordestina. O Diretor apontou, ainda, a necessidade de mobilizar a sociedade civil e incentivar os Governos para angariar apoio às políticas voltadas para erradicação da fome, promovendo a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, como Vital do Rêgo têm feito incessantemente na tribuna do Senado, corroborando com suas ações parlamentares constantemente desempenhadas nesse sentido junto aos ministérios e à Bancada da Paraíba.

Em dezembro, Vital já havia apontado à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a necessidade da Paraíba sediar o escritório. Na ocasião, Vital confirmou, otimista, as grandes chances da FAO escolher o Estado dentre os outros na Região. O evento acontece, às 15h, no auditório do Insa, em Campina Grande.

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
Atualmente, a FAO tem apenas um escritório no País, que funciona em Brasília há 32 anos. Por sugestão de Miriam Belchior, os escritórios serão instalados em prédios públicos.

A FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em igualdade para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente a FAO tem 191 países membros, mais a Comunidade Européia. A rede mundial compreende cinco oficinas regionais e 78 escritórios nacionais.

A FAO lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar. Desde sua fundação, a FAO tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome. A organização também ajuda países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos, além do desenvolvimento agrícola e rural sustentável.

 

Ascom

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026