Categorias: Política

Conheça números da pesquisa que avalia a rejeição dos candidatos a prefeito de Campina

PUBLICIDADE

A médica Tatiana Medeiros, na disputa pela coligação ‘Campina segue em frente’, se mantém como a candidata com o maior índice de rejeição. É o que mostram os dados da pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação.

Na segunda rodada da pesquisa após o registro de candidaturas, a peemedebista foi citada por 24,77% dos eleitores entrevistados. Em relação à pesquisa publicada no dia 18 deste mês (21,85%), Tatiana subiu quase três pontos.

Em segundo no quesito rejeição aparece o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) com 9,69%. Em relação ao índice anterior (14,46%), conseguiu baixar 4,77 pontos percentuais.

O tucano lidera a pesquisa estimulada para prefeito de Campina Grande com 36%. Já a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), candidata pela coligação ‘Pra Campina crescer em paz’, manteve o mesmo índice de rejeição da pesquisa anterior: 8,92%.
Arthur Almeida, do PTB, subiu para quarto lugar com 5,38%. Na pesquisa anterior, o petebista figurou em quinto lugar com 4,92%. Em quinto na pesquisa está Sizenando Leal, do Psol. Sendo citado por 4,92% dos eleitores entrevistados, mesmo percentual da última pesquisa.

Candidato pelo PT, Alexandre Almeida, que registrou a menor rejeição na pesquisa passada, subiu um degrau nessa, com 4,77%. O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), da coligação ‘Campina Grande ideal’, também aparece com 4,77%.

Na pesquisa anterior aparecia em quarto lugar com 5,23%. O número de eleitores que disseram rejeitar todos os candidatos postos à disputa também caiu de 6% para 5,08%. O dos que não sabem dizer também caiu nessa pesquisa. Eram 32,46% e, agora, somam 31,69%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00046/2012, no dia 23 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 27 e 28 deste mês. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao todo, a Consult fez 650 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos.

32,77% não assistem ao guia

A pesquisa Consult/Correio também perguntou aos eleitores sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que teve início no dia 21 deste mês. Dos eleitores entrevistados em Campina Grande, 32,77% informaram que não têm acompanhado o guia. Já 35,23% disseram que sim, mas com pouca frequência e 32% afirmaram que têm acompanhado a propaganda gratuita com muita frequência.

PT: 50% rejeitam PMDB

Segundo a pesquisa Consult/Correio, dos eleitores de Alexandre Almeida (PT), 50% rejeitam a candidata Tatiana Medeiros (PMDB), 25% rejeitam Romero Rodrigues e igual percentual não quer Artur Bolinha. Já entre os eleitores de Daniella Ribeiro, pelo menos 28,2% rejeitam Tatiana e somente 15,4% rejeitam Romero Rodrigues. Outros 8,5% não querem saber de Artur ‘Bolinha’ e 3,4% ignoram Sizenando Leal. Alexandre Almeida é rejeitado por 5,1% e Guilherme Almeida é ignorado por 6,8% dos eleitores de Daniella.

Dentre os eleitores de Romero Rodrigues, 46,8% não querem saber de Tatiana e 13,5% não querem saber de Daniella. Apenas 2,5% ignoram Artur Bolinha, 4,6% não querem saber de Sizenando Leal, 3,8% rejeitam Alexandre Almeida e 5,1% ignoram Guilherme Almeida. Já entre os eleitores de Tatiana Medeiros, 26,7% ignoram Romero Rodrigues e 12,6% rejeitam Daniella.

Conforme a Consult, 13,3% dos eleitores de Guilherme rejeitam Tatiana e igual percentual não quer saber de Romero. Outros 6,7% ignoram Daniella, mesmo percentual dos eleitores que não querem saber de Artur e Alexandre. Já entre os eleitores de Artur Bolinha, 28,6% ignoram Tatiana, 14,3% não querem Daniella, 42,9% rejeitam Sizenando e 14,3% não querem Guilherme. Por fim, 100% dos eleitores de Sizenando rejeitam Tatiana.

Registro de Daniella deferido

O juiz da 72ª Zona Eleitoral, Giovanni Magalhães Porto, deferiu ontem, a nova composição da chapa majoritária da coligação ‘Pra Campina Crescer em Paz’, após a substituição do candidato a vice. Anteriormente a chapa contava com o ex-vereador Peron Japiassú, indicado pelo PT, e que acabou sendo indeferida, considerando que a legenda petista havia apresentado candidatura própria. Com isso, a coligação apresentou como novo integrante o advogado Rodrigo Motta, que até então concorria ao cargo de vereador.

“Declaro neste ato, aptos, o que impõe o julgamento procedente dos registros de candidaturas mencionados, deferindo assim, a nova composição da chapa majoritária da Coligação Pra Campina Crescer em Paz, para concorrer ao pleito eleitoral que se aproxima”, citou em sentença.

“Alguns adversários tentaram inviabilizar a nossa candidatura. Em seguida, espalharam boatos de que eu não seria mais candidata. Agora, com a decisão judicial, não há dúvidas quanto à nossa candidatura”, afirmou Daniella, que não foi encontrada para comentar a pesquisa.

 

Jornal Correio

Últimas notícias

Cida Ramos defende homenagem de escola de samba a Lula e acusa oposição de campanha antecipada com panfletagem

A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…

19 de fevereiro de 2026

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da PB minimiza apelo de trabalhadores por fim da escala 6×1

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra revela circulação de lista com assinaturas de deputados para indicar Deusdete Queiroga ao TCE-PB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…

19 de fevereiro de 2026

Você sabia que a PB é o maior produtor de abacaxi do Brasil; veja das cidades paraibanas líderes na produção

O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…

19 de fevereiro de 2026

PIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, aponta projeção do BB

Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…

19 de fevereiro de 2026

Eventos noturnos no clube Cabo Branco devem respeitar limite determinado pelo MPPB, após denúncia de poluição sonora

Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…

19 de fevereiro de 2026