Categorias: Política

Conflito em Israel: sobe para 11 o número de paraibanos acompanhados pela Secretaria da Paraíba

PUBLICIDADE

A Secretaria de Representação Institucional da Paraíba em Brasília confirmou que 11 paraibanos estão sendo acompanhados em meio ao agravamento do conflito no Oriente Médio. A informação foi repassada pelo secretário-executivo Adauto Fernandes, que detalhou o aumento de seis para onze pessoas sob monitoramento, incluindo o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

A ampliação no número de assistidos ocorreu nas últimas 24 horas, com mais cinco pessoas manifestando desejo de retornar ao Brasil. O grupo original era composto por seis pessoas: o prefeito Cícero, três paraibanos em viagem de turismo religioso e dois residentes no país que solicitaram apoio para repatriação.

A mobilização foi determinada no último dia 12 pelo governador João Azevêdo (PSB) e envolve articulação direta com o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv e a Embaixada de Israel em Brasília. A operação conta ainda com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), acionada para realizar o transporte do grupo assim que houver liberação do espaço aéreo israelense. Com o número de paraibanos subindo para 11, a expectativa é de que todos retornem juntos.

Diante da possibilidade de o espaço aéreo permanecer fechado, o Itamaraty também negocia, em conjunto com autoridades da Jordânia, uma rota terrestre segura até a fronteira como alternativa de evacuação.

Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros residam em Israel e aproximadamente 6 mil na Palestina, em sua maioria fora das regiões diretamente afetadas pelos confrontos.

O prefeito Cícero Lucena integrava uma comitiva de brasileiros, entre prefeitos e gestores públicos, que participavam da missão Muni Tour 2025, voltada à troca de experiências sobre segurança pública. Após os ataques entre Irã e Israel registrados na madrugada da última quinta-feira (13), os integrantes do grupo precisaram se abrigar em bunkers, diante de alertas de sirenes que se repetiam a cada três horas.

Apesar da crescente tensão, o Itamaraty recomendou que os brasileiros permaneçam no país até que haja condições seguras para o deslocamento.

A Secretaria de Representação da Paraíba reforçou que segue oferecendo suporte aos cidadãos paraibanos na região de conflito. Um canal direto de atendimento está disponível para novos registros de casos ou pedidos de assistência: +55 61 99697‑7009. O serviço continuará ativo até que todos os paraibanos retornem com segurança ao Brasil.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com retorno de Nilvan, Walber volta a admitir saída do PL e questiona se sigla tem “condições de fazer 3 ou 4 deputados”

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) voltou a admitir, nesta quarta-feira (10), que pode deixar…

10 de dezembro de 2025

OUÇA – Presidente do PT na PB, Cida Ramos minimiza pré-candidatura de Flávio Bolsonaro: “Lula não escolhe adversários”

A presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), a deputada estadual Cida…

10 de dezembro de 2025

PF apura armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantil no RN e na PB

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), no município de Carnaúba dos Dantas, no Rio…

10 de dezembro de 2025

Motta diz que redução de penas dos condenados pelo 8/1 é “virada de página”

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/23,…

10 de dezembro de 2025

Empresa Paraibana de Comunicação divulga lista com novas convocações de aprovados em concurso

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) divulgou, nesta quarta-feira (10), uma nova lista de convocação…

10 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica em São José da Mata, Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (SECOB) e da Defesa…

10 de dezembro de 2025