Confira o que pode ou não ser feito neste domingo, dia das eleições municipais de 2024

PUBLICIDADE

Neste domingo 6 de outubro, mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores para 5.569 municípios. E, para esse dia, a Justiça Eleitoral tem uma norma que disciplina o que pode ou não ser feito, seja pelos candidatos ou pelos próprios eleitores. Todas as regras sobre propaganda eleitoral estão na Resolução TSE n° 23.610/2019, modificada recentemente pela Resolução TSE n° 23.732/2024.

O que é permitido – No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

O que é proibido – A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.

Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.

Crimes
É considerado crime, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.

Responsabilização
Qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada. Juízas e juízes eleitorais poderão, a depender da natureza da infração, encaminhar as irregularidades para análise do Ministério Público.

Eu não fiz a biometria posso votar?
Os eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto. Essa medida visa garantir que todo o eleitorado tenha acesso ao processo eleitoral, mesmo as pessoas que não concluíram o cadastramento biométrico.

Nas eleições de outubro, mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país (excluindo o Distrito Federal, Fernando de Noronha e as localidades do exterior – Zona ZZ), e aproximadamente 83% já têm a biometria registrada. Isso corresponde a pouco mais de 129 milhões de pessoas.

A adesão ao sistema biométrico tem sido significativa, mas ainda há uma parcela da população que votará sem essa identificação. Portanto, não é obrigatório ter a biometria coletada para votar. Desde que a eleitora ou o eleitor esteja com o título regular, basta apresentar um documento oficial com foto aos mesários para votar nas Eleições 2024.

O 1º turno do pleito será no dia 6 de outubro. Já o 2º turno – que pode ocorrer nas cidades com mais de 200 mil eleitores para eleições majoritárias (prefeito) – está marcado para o dia 27 de outubro. O horário de votação nos dois turnos é das 8h às 17h (horário de Brasília).

Redação

Últimas notícias

Bruno abre caminho para sua esposa, a primeira dama de CG, ocupar vice na chapa de Efraim

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), voltou a confirmar a possibilidade…

23 de abril de 2026

Deputado Wellington Roberto age rápido, aciona polícia e ajuda prender suspeito de tentar aplicar golpes em políticos da PB

O parlamentar marcou encontro com o suspeito e acionou a polícia que fez a prisão.…

23 de abril de 2026

Lucas Ribeiro reitera alinhamento do PP com Lula e descarta interferência nacional

O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), reafirmou nesta quinta-feira (23) que não há possibilidade…

23 de abril de 2026

Leo Bezerra mantém portas abertas para João e prega harmonia com projeto de Cícero: “Vou conversar com todos”

O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), afirmou que pretende manter o diálogo com…

23 de abril de 2026

Discussão de trânsito envolvendo motorista de ônibus e motociclista deixa uma pessoa morta e duas feridas, em JP

Um motociclista morreu e duas pessoas ficaram feridas após um incidente envolvendo um ônibus na…

23 de abril de 2026

Tarcísio Jardim se afasta da CMJP para assumir vaga na ALPB; Mô Lima retorna à Câmara

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, na sessão desta quinta-feira (23), o afastamento do…

23 de abril de 2026