Por pbagora.com.br

As mães de filhos portadores de microcefalia em João Pessoa já estão sendo beneficiadas pela Lei 13.602/18, de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), que as isenta da taxa de inscrição para concursos públicos, no âmbito do município. A Lei, apresentada quando o parlamentar era vereador, já está sendo aplicada na realização dos dois novos concursos públicos realizados pela Prefeitura da Capital para a área administrativa e da Saúde, com um total de 601 vagas.

De acordo com a Lei, a mãe, para exercer o direito fica obrigada a apresentar laudo médico que comprove a incidência da microcefalia no filho no ato da inscrição no concurso público. Mães com filhos portadores da microcefalia chegaram a agradecer ao deputado, pelas redes sociais, pela garantia da isenção na realização dos concursos públicos oferecidos pela PMJP.

“Essa é uma bandeira que abraçamos desde a nossa passagem pela Câmara Municipal de João Pessoa, e agora estamos trabalhando para ampliá-la para todo o estado. É muito gratificante ver que nosso trabalho como parlamentar na Câmara de João Pessoa está surtindo efeito e beneficiando as pessoas, disse Eduardo Carneiro.

O deputado apresentou também na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 255/2019 com o objetivo de expandir o benefício às mães de crianças com microcefalia para toda a Paraíba em forma de uma lei estadual.

De acordo com Eduardo, a iniciativa visa proporcionar a essas mulheres a condição de tentarem uma vaga no quadro permanente do serviço público. Ele lembrou que por conta das altas despesas com o tratamento dos filhos, as mães acabam tendo que optar entre a inscrição no concurso e os custos com remédios e as terapias.

Microcefalia – Nos anos de 2015 e 2016 a Paraíba viveu um surto de casos de microcefalia causada pelo vírus da zika, hoje chamada de Síndrome Congênita do Zika Vírus. Em 2015, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram 97 casos confirmados de microcefalia e 96 em 2016. No entanto, em 2017 o número caiu 92%, com apenas sete casos confirmados.

 

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Manifestantes realizam carreata em JP pedindo o impeachment de Bolsonaro

Na tarde deste sábado (23), movimentos sociais e partidos políticos realizam uma carreata em João Pessoa pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A manifestação teve início na Praça da…

Opinião: Marmuthe Cavalcanti dissemina fake news sobre agência da CEF no Valentina

Certa vez o filósofo grego Aristóteles, com toda sua sapiência disse: “Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade”. Pois bem, o vereador de…