A Paraíba o tempo todo  |

Concessionária de energia agora deve informar valores para iluminação pública repassados às prefeituras da PB

A edição do Diário Oficial desta terça-feira (15) publicou a Lei nº 12.122, de autoria do deputado estadual Wilson Filho, que determina a concessionária de energia a informar, em sua página na internet, os valores mensais repassados para as prefeituras da Paraíba referentes à Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A Lei foi sancionada pelo governador João Azevêdo e a concessionária de energia tem um prazo de 90 dias para implantar o serviço.

A Contribuição de Iluminação Pública é uma taxa cobrada mensalmente na conta de energia. Ela é utilizada pelas prefeituras para subsidiar serviços, reparos, manutenções e energia elétrica para iluminação dos espaços públicos. O intuito da Lei de autoria do deputado Wilson Filho é que a população saiba, com transparência, quanto o município está recebendo mensalmente para ser investido na melhoria da iluminação da cidade.

Segundo o deputado Wilson Filho, a Lei é uma importante ferramenta de transparência com os gastos públicos. “Com acesso aos valores repassados, os moradores poderão cobrar a aplicação do que eles pagaram e isso deve incentivar a melhoria da qualidade do serviço de iluminação pública nos municípios”, afirmou Wilson Filho.

A Lei estabelece que as informações sobre os recursos devem ser exibidas no portal oficial da concessionária de energia, em local visível e de fácil acesso. Caso, descumpram o que determina a Lei poderão ser multadas com o valor de 1 mil UFIR’s diariamente, que equivale a R$ 59.250.

Desde 2019, Wilson Filho preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa que tem priorizado pautas em torno do fortalecimento dos órgãos de controle e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe