Representantes do Partido dos Trabalhadores na Paraíba avaliaram às declarações do ex-ministro José Dirceu, que recentemente classificou parte da formação do governo Lula como sendo de centro-direita. Embora discordem da avaliação mais dura, integrantes da legenda reconhecem que a atual gestão é formada por uma ampla coalizão, com forte presença de partidos de centro.
Para o presidente estadual do PT, Jackson Macedo, o governo tem essência de centro-esquerda, mas é sustentado por uma base mais ampla.
“O governo é um governo de centro-esquerda. Agora, a base que sustenta o governo é uma base de centro-direita. É um governo de coalizão, mas o governo é de centro-esquerda, com políticas socialistas amplamente estruturadas na democracia”, defendeu Macedo.
O presidente estadual do partido também destacou que há ministros com perfil mais conservador, mas isso não muda o eixo ideológico central do governo.
“É um governo socialista democrático. Logicamente que você tem ali, na construção do governo, ministros que são de centro-direita, mas o governo tem uma concepção de centro-esquerda. Parte desse governo, que é sustentado e que tem braço dentro dos ministérios, é uma base de centro-direita. Aí, Zé Dirceu tem razão”, pontuou.
Já a deputada estadual Cida Ramos foi mais enfática na defesa do posicionamento ideológico do presidente Lula. “O governo de Lula é um governo de esquerda, com amplo diálogo com o centro”.
As declarações mostram que, embora haja divergências sobre os termos usados por Dirceu, há um consenso dentro do PT paraibano sobre a diversidade de forças que compõem o governo federal.
PB Agora








