A Paraíba o tempo todo  |

Comparecimento de eleitores no 1º turno foi maior no final da manhã

Um estudo sobre o comportamento do eleitor das capitais no primeiro turno destas eleições mostrou que o brasileiro prefere votar ainda no período da manhã. Conforme levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, no dia 3 de outubro a concentração maior de eleitores nos locais de votação deu-se entre 10h e 12h.

O estudo foi desenvolvido com base em dados estatísticos das 27 capitais do país. O início da manhã revelou-se um momento tranquilo de votação. Se o comportamento do eleitor for o mesmo no segundo turno, ele correrá menos riscos de enfrentar fila se chegar à seção eleitoral antes das 9h. A exceção é São Paulo, onde a movimentação só caiu a partir das 13h.

Outra exceção foi a cidade de Palmas (TO), cujo horário de pico de votação ocorreu no início do dia, precisamente entre 9h30 e 11h. Em boa parte das cidades, a chegada à seção após as 15h reduziu os riscos de espera prolongada.

Os eleitores de Rio Branco (AC) apresentaram um comportamento bastante diferente dos votantes da maioria dos municípios analisados no levantamento: de 11 às 16h houve grande concentração de eleitores nas zonas eleitorais da capital acreana.

O estudo mostrou ainda que em outras cidades da região Norte houve grande movimentação de eleitores tanto no período matutino quanto vespertino. Em Boa Vista (RR), as seções eleitorais receberam mais votantes entre 10h30 e 12h e entre 14h30 e 17h. Em Macapá (AP), foi registrado picos entre 10h e 12h e entre 16h e 16h30. Em Porto Velho (RO), houve concentração entre 11h e 13h e 15h30 e 17h.

No Nordeste, os eleitores de Maceió (AL) demonstraram comportamento semelhante. Na capital alagoana, a concentração maior de eleitores deu-se entre 10h e 12h e entre 15h e 17h.

TSE

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe