Categorias: Política

Comissão de Integração Nacional vem à PB discutir saneamento básico nos assentamentos

PUBLICIDADE

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou na última segunda-feira (01), por unanimidade, o requerimento do deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) para a realização de uma mesa redonda, na Assembleia Legislativa da Paraíba, com o objetivo de discutir o Saneamento Básico nos assentamentos da Reforma Agrária no Estado. A data do evento ainda não foi definida.

Segundo Frei Anastácio, o saneamento básico é essencial para a promoção da saúde e da qualidade de vida nas comunidades rurais, pois possibilita um ambiente livre dos vetores que propagam parasitas, o que contribui para a redução e o controle de doenças.

“Essa Mesa Redonda na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba é uma oportunidade para discutir a importância dos serviços de saneamento básico, para assegurar a qualidade de vida nos assentamentos e para buscar solução para a questão que alcança diversas famílias no Estado da Paraíba. São quase 16 mil famílias em 314 assentamentos no Estado, além dos agregados, a exemplo de filhos, genros, noras e netos, uma população de aproximadamente 100 mil pessoas”, disse o deputado.

O parlamentar relatou que a Política Nacional de Saneamento, instituída pela Lei Federal nº 11.445, de 2007, define saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

O parlamentar afirmou também que os assentamentos Rurais, em geral, possuem um sistema independente de esgotamento sanitário e fornecimento de água, pois o abastecimento público não chega até esses locais. Este fator pode facilitar a contaminação da água, além do uso de fossas rudimentares e poços, construídos em locais inadequados e ou de forma incorreta, podem colocar em risco a qualidade da água e a saúde, tornando-a imprópria para consumo humano e animal.

Convidados

Para compor a mesa redonda no encontro, serão convidados o Governador do Estado da Paraíba – João Azevedo; Marcelo Antônio Carreira Cavalcanti de Albuquerque – Diretor técnico da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); Virgiane da Silva Melo – Secretária Executiva de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; Andrea Porto – Professora da Universidade Federal da Paraíba; Adriano Rolim da Paz – Doutor e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.Também estarão presentes representante da CPT e  MST da Paraíba, Cagepa, Fetag, Sudema, IBAMA, ASA  e Polo da Borborema da Paraíba.

 

Redação

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026