Categorias: Política

Comissão da ALPB aprova duas MPs do governo e cinco projetos de lei

Duas Medidas Provisórias do Poder Executivo foram aprovadas na Comissão de Acompanhamento e controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba, que realizou reunião no início da tarde desta terça-feira, no plenário deputado José Mariz. A comissão aprovou também cinco projetos de Lei, entre eles dois do Tribunal de Justiça da Paraíba, que criam cargos e núcleos na área de tecnologia da informação do poder Judiciário.

A primeira MP do Executivo (nº 180/2011) altera a Lei nº 5.123, de 27 de janeiro de 1989, que institui o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). A segunda Medida (nº 181/2011) Institui o prêmio “Educação Exemplar”, no âmbito do Poder Executivo Estadual. As matérias foram, respectivamente, relatadas pelos deputados Hervázio Bezerra (PSDB) e Frei Anástácio (PT).

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei Complementar nº 09/2011, do Tribunal de Justiça do Estado, que extingue cargos na estrutura administrativa do Judiciário estadual e modifica dispositivos da Lei Complementar nº 96, de 03 de dezembro de 2010. A matéria foi relatada pela deputada Francisca Motta (PMDB).

A reunião foi realizada sem maiores discussões, vez que ouve consenso entre os parlamentares em torno da admissibilidade das matérias em apreciação e votação, segundo declarou o presidente deputado Gervásio Maia (PMDB, presidente da Comissão. “Os trabalhos foram tranqüilos, vez que não houve matérias polêmicas, pelo menos esse foi o entendimento dos membros da comissão. Prova disso é que todas as matérias foram aprovadas a unanimidade”, ressaltou.

Entre os projetos aprovados de autoria dos parlamentares, destaca-se o Projeto de Lei nº 156/2011, de autoria do deputado Domiciano Cabral (DEM), que estabelece incentivo fiscal destinado a estimular as pessoas jurídicas domiciliadas no âmbito do Estado da Paraíba, para que, na qualidade de empregadoras, gerem novos postos de trabalho para o primeiro emprego de jovens na faixa etária dos 18 aos 22 anos, de forma que estes constituam ao menos trinta por cento do seu quadro de pessoal.

Ascom ALPB

Últimas notícias

Veneziano participa de evento católico em Campina Grande: “Um dia abençoado”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…

17 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho não descarta ocupar vice de Cícero Lucena e destaca força das oposições

O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Mocidade Alegre é campeã do Grupo Especial de São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…

17 de fevereiro de 2026

Casal é assassinado a tiros no Litoral Norte da Paraíba

A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada pela violência na cidade de Mamanguape, no Litoral…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026