Comissão aprova relatório de Veneziano que prevê revisão anual dos serviços prestados ao SUS pelos hospitais filantrópicos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o relatório do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) ao projeto de lei 1435/22, que estabelece revisão anual do pagamento dos serviços privados oferecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelos hospitais filantrópicos.

A proposta modifica a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990) para prever que, quando os recursos do SUS forem insuficientes, o sistema deverá recorrer aos serviços privados, em especial aos hospitais filantrópicos, para atender a população. O Projeto estabelece que os valores pagos pelo suporte dessas entidades serão revistos anualmente, em dezembro, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Veneziano considerou o subfinanciamento um “problema crônico” da saúde pública no Brasil. Segundo ele, a remuneração de entidades filantrópicas representa apenas 60 % do necessário para a manutenção dessas organizações. “É de se admirar que, mesmo com essa grande discrepância, os hospitais filantrópicos continuem de portas abertas, prestando atenção à saúde da nossa população, mesmo sem receber o mínimo para cobrir seus custos”.

O texto original previa a regulação do pagamento por meio de uma legislação revogada em dezembro de 2022. Emenda proposta por Veneziano atualiza a revisão dos valores e propõe que ela seja feita por meio da variação do IPCA.

“Grande parte desse honrável trabalho realizado pelo SUS, não só durante a pandemia da Covid-19, mas em diversas outras situações, depende das instituições privadas, sobretudo dos hospitais filantrópicos. Esses serviços de saúde são parte do patrimônio do povo brasileiro e realizam todos os dias milhares de atendimentos, socorrendo, em especial, as pessoas mais pobres. Portanto, nada mais justo e necessário que os serviços prestados por essas instituições sejam remunerados de forma adequada”, finalizou o Senador.

Assessoria

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026