Nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa da Paraíba, será lançada a obra “José Maranhão – Grandes Vultos que Honraram o Senado”, registro biográfico sobre a vida e trajetória política de um dos mais marcantes homens públicos da história paraibana. O evento está marcado para as 14h, no plenário da Casa, e contará com homenagens ao autor Sales Gaudêncio e à viúva do ex-governador, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.
Durante a cerimônia, será entregue a Medalha do Mérito José Targino Maranhão, honraria concedida em reconhecimento à contribuição dos homenageados. A expectativa é de que familiares, amigos, autoridades e admiradores da trajetória de José Maranhão estejam presentes.
Após a outorga da medalha, o livro será apresentado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fred Coutinho, seguido de uma sessão de autógrafos com o autor no Salão Nobre da Assembleia.
Com 544 páginas e prefácio do ex-presidente Michel Temer, o livro foi escrito após extensa pesquisa realizada pelos historiadores Francisco Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo. A publicação integra a coleção Grandes Vultos, instituída pelo Senado Federal em 1996, que homenageia ex-senadores de destaque na história política e cultural do país.
Segundo Gaudêncio, a indicação para escrever a biografia partiu da viúva de Maranhão, após decisão da Mesa Diretora do Senado. O autor destacou que, apesar do tempo curto para elaboração, conseguiu reunir dados de todas as casas legislativas, além de entrevistas com familiares, políticos e ex-auxiliares.
O livro foi lançado em 2023 no Senado Federal, mas esta será a primeira vez que ocorre o lançamento na Paraíba.
Natural de Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Exerceu três mandatos como governador da Paraíba, além de ter sido deputado estadual, deputado federal constituinte, vice-governador e senador. Foi fundador do MDB e presidiu o partido no estado.
Maranhão faleceu em 2021, vítima da Covid-19.
PB Agora








