Com prazo se encerrando, RC busca reverter inelegibilidade; decisão pode estar nas mãos da ministra Cármen Lúcia

PUBLICIDADE

Esta segunda-feira (15) é o último dia para que candidatos enviem pedido de registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Paraíba, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) corre contra ao tempo para conseguir registrar a candidatura, já que possui um impedimento por ainda cumprir prazo de inelegibilidade, que está em vigor desde 2014, quando ocorreu o primeiro turno das eleições onde, segundo a Justiça, Ricardo teria cometido crimes eleitorais.

Na última sexta-feira a ministra do STF, Rosa Weber, negou efeito suspensivo contra a inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, a Ricardo Coutinho, reduzindo desta forma os caminhos possíveis para que o petista esteja elegível este ano, a defesa de Coutinho já recorreu porém com pequenas chances de reversão.

Mas há outro caminho que a defesa do ex-governador pode recorrer, que é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que está pronta para ser julgada pela ministra Cármen Lúcia.

A referida ADI não diz respeito apenas a Ricardo, mas ‘atingiria’ dezenas de políticos brasileiros que estariam de fora do processo eleitoral deste ano por uma questão de dias, como é o caso de Coutinho, que encontra o impasse por conta de três dias. A ação foi movida pelo Partido Solidariedade.

A sigla alega que “a única interpretação do art. 11, § 10, da Lei nº 9.504/1997 c/c art. 175, § 3º, da Lei nº 4.737/65, que se mostra compatível com o texto constitucional, para fins de aplicação isonômica do regime de inelegibilidades, é aquela que não exclui do certame eleitoral os que tiverem o prazo da inelegibilidade cumprido ou exaurido até a data da diplomação”.

“Por outro lado, sendo a mesma condenação imposta em 2016, cuja eleição ocorreu no dia 2 de outubro, e estando o pleito marcado no oitavo ano seguinte para o dia 6 de outubro de 2024, TODOS os condenados em 2016, repita-se, pelas mesmas condutas e sob a égide do mesmo dispositivo dos condenados em 2014, estarão ELEGÍVEIS e se beneficiarão da redação atual da Súmula-TSE nº 70. Terão, por fim, seus registros deferidos em virtude de o impedimento ter findado 3 dias antes da data do pleito (com uma restrição total, na prática, de 3 eleições)”, diz outro trecho da ADI.

Vale lembrar que a defesa do ex-governador, que conta com o apoio do corpo jurídico nacional do PT, também tenta outra via para conseguir registrar a candidatura, através de um Recurso Extraordinário (ARE 1363103), com pedido de tutela antecipada contra a condenação imposta pelo TSE, que provocou a sua inelegibilidade por conduta vedada no pleito de 2014.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Familiares denunciam possível troca de corpos durante velório na cidade de Santa Rita

Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…

23 de janeiro de 2026

Treze vence Pombal de virada e Campinense perde em casa para Nacional

O Treze conquistou a segunda vitória no Campeonato Paraibano 2026 e segue 100% na competição.…

23 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta João Pessoa como a segunda capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2025

Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…

23 de janeiro de 2026

Ministra da Cultura cumpre nesta sexta-feira agenda na Paraíba; veja a programação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial em João Pessoa hoje (23), para…

23 de janeiro de 2026

João divulga imagens do Hospital da Mulher do Sertão, com 100 leitos e maternidade de alta complexidade

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), divulgou ontem(22), nas suas redes sociais imagens em…

23 de janeiro de 2026

Enivaldo Ribeiro diz que destituição de Mersinho do PP em Cabedelo é reação à “ingratidão”

O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464