A Paraíba o tempo todo  |

Com o fim das coligações, cientista acredita que candidatos farão acordos informais

A formação de chapa proporcional em coligações chega ao fim esse ano e a mudança, apesar de só valer para 2020, o cientista político, Ítalo Fittipaldi, acredita que com o fim da coligação e a dificuldade para as dobradinhas, alguns candidatos poderão até tentar fazer um tipo de coligação informal, mas explicou que foge a regra.

 

“Pode acontecer acordo à surdina, mas mesmo assim complica. Não vai ter peso o apoio e nem influenciar em nada”, explicou o professor. A partir de 2020, no lugar das coligações, os partidos com afinidade ideológica poderão se unir em federações. Desse modo, se juntos atingirem as exigências da cláusula de desempenho, não perderão o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV.

 

A diferença do novo formato é que as legendas terão de atuar juntas como um bloco parlamentar durante toda a legislatura. A ideia é garantir maior coesão entre as agremiações.

 

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe