Categorias: Política

Com Lira, Assuntos Econômicos aprova projeto de Vital que reajusta taxa de renovação de patente

 Para estimular a competição entre os agentes econômicos, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou, com apoio do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), o Projeto de Lei (PLS 689/2011, que institui uma nova fórmula de cálculo do valor da chamada retribuição anual, o custo das empresas com a manutenção de patentes.

A proposta, originalmente apresentado pelo ex-senador Vital do Rêgo, hoje Ministro do Tribunal de Conta da União (TCU), também revoga um dispositivo da Lei 9.279/1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, para eliminar o que o autor, ex-senador Vital do Rêgo, considera demasia no prazo de proteção da patente.

O projeto aumenta, a partir do terceiro ano, o valor da taxa de renovação de patente, que garante ao inventor um período de exclusividade para explorar o invento. A ideia é incentivar a redução do prazo de exclusividade e estimular a competição entre os agentes econômicos, conforme o projeto relatado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e que será agora examinado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

Vice-presidente da CAE, o senador Raimundo Lira se esforçou para garantir a aprovação da matéria. Lira destacou a importância do projeto que, na sua opinião, valoriza os inventores nacionais. A iniciativa, que estabelece que o valor da retribuição será progressivo durante o prazo de vigência da patente, já havia sido aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ).

Lira Explica – Pelo texto, conforme observou o senador Raimundo Lira, o novo cálculo se dará pela multiplicação do valor previsto para o terceiro ano da data do depósito pelo número de anos decorridos. Sistema semelhante adotado pela Alemanha reduziu para oito anos o tempo de vida médio de uma patente.

Hoje, o prazo de proteção de patente no Brasil é de 20 anos após a data do depósito. A cobrança de um custo maior para a manutenção da patente, a partir do terceiro ano, estimulará a competição entre os agentes econômicos, na avaliação do então senador Vital. A elevação progressiva, no caso, funcionaria como desestímulo à prática de manter o registro por 20 anos apenas para impedir que o conhecimento caia em domínio público e possa ser utilizado por outros empresários e consumidores.

O projeto prevê ainda a integração do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ao comitê gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O objetivo é assegurar maior eficiência nas outorgas de registro, em benefício dos que demandam atendimento nessa autarquia.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026