A Paraíba o tempo todo  |

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da nova Mesa Diretora para o segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-2026). O processo, realizado de acordo com as novas orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), resultou na reeleição do deputado Adriano Galdino (Republicanos) para a presidência da Casa.

A eleição ocorreu com chapa única, encabeçada por Adriano Galdino, e contou com a presença de 35 dos 36 deputados estaduais. O único ausente foi Walber Virgolino (PL), que votara em Galdino em 2023, mas desta vez justificou sua ausência devido a outros compromissos.

A mudança no calendário eleitoral, que determinou a realização da eleição para a Mesa Diretora após outubro do ano anterior ao início do mandato, foi adotada para atender ao novo entendimento do STF, que havia invalidado eleições antecipadas nos estados de Pernambuco e Sergipe. A Paraíba ajustou sua agenda, garantindo a legalidade do processo e evitando questionamentos jurídicos.

Adriano Galdino, que já ocupa a presidência desde o início da legislatura, teve o apoio da base parlamentar e foi reconduzido ao cargo sem oposição, com uma chapa única. Com a reeleição, a composição da mesa que havia sido eleita em fevereiro de 2023 permanece sem alterações, e Galdino seguirá à frente da ALPB para mais dois anos de gestão.

A eleição foi conduzida de forma nominal, com cada deputado tendo a oportunidade de votar publicamente. Galdino expressou sua satisfação com o apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando em parceria com todos os parlamentares para o fortalecimento do Legislativo e para o desenvolvimento da Paraíba.

“Vamos continuar dando o nosso melhor, em conjunto com todos os deputados e deputadas, para construir uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, destacou Galdino, demonstrando confiança na continuidade do trabalho realizado pela ALPB.

Durante o voto, os parlamentares destacaram o espírito “ético e democrático” do deputado Adriano Galdino, que segundo eles tem garantido harmonia entre os pares e os poderes.

“Hoje a gente está ratificando sua fortaleza, sua liderança, porque hoje a gente tem uma Assembleia que não é submissa a nenhum governo”, disse o deputado Fábio Ramalho.

O deputado Felipe Leitão também renovou o mesmo voto dado há dois anos a Adriano. “Estou renovando meu compromisso, assim como os outros 36 deputados que outrora votaram para que esta chapa fosse eleita. A Assembleia dá uma grande demonstração de que é possível fazer política honrando compromissos e a palavra empenhada. O presidente Adriano Galdino vem conduzindo a casa com muita sabedoria, muito equilíbrio, conseguindo harmonizar todos os poderes”, disse o deputado Felipe Leitão.

A deputada Dra. Paula disse, ao proferir seu voto, que a postura ética e democrática de Adriano tem garantido a harmonia entre os Três Poderes. “O seu respeito, a sua liberdade dentro do Parlamento, cada vez mais tem construído uma assembleia unida, se preocupando sempre com os interesses da Paraíba. É assim que se faz a democracia, é assim que se faz o Parlamento”, disse Dra. Paula.

Já o deputado Dr. Romualdo destacou a posição equilibrada de Adriano na condução dos trabalhos na Casa. “Reafirmo meu voto em Adriano. Mesmo sendo adversário político em muitos pontos, nunca fomos inimigos. Voto porque ele tem uma posição correta, equilibrada. A gestão dele é eficiente e competente e isso é o que interessa à população da Paraíba”, disse Dr. Romualdo ao proferir seu voto.

Mesa Diretora do segundo biênio (2025-2026)

  • Presidente: Adriano Galdino
  • 1º Vice-presidente: Felipe Leitão
  • 2ª Vice-presidente: Cida Ramos
  • 3º Vice-presidente: Taciano Diniz
  • 4º Vice-presidente: Fábio Ramalho
  • 1º Secretário: Tovar Correia Lima
  • 2º Secretário: Eduardo Carneiro
  • 3º Secretário: Anderson Monteiro
  • 4º Secretário: Jane Panta
  • 1º Suplente: Sargento Neto
  • 2º Suplente: Galego Souza
  • 3º Suplente: Eduardo Brito
  • 4º Suplente: Júnior Araújo
  • Corregedor Parlamentar: Wallber Virgolino
  • 1º Corregedor: Branco Mendes
  • 2º Corregedor: Jutay Meneses
  • 3º Corregedor: George Morais

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe