O jornalista Luis Tôrres trouxe hoje em sua coluna a opinião do jornalista Cláudio Humberto sobre o caso Cássio. O colunista político nacional destaca que essa demora do STF só atrasa a posse de Cássio no Senado Federal e chama de ‘embromation’ essa atitude da Justiça.
Veja os comentários dos dois jornalistas na íntegra:
Ele já havia insinuado que senadores do PMDB estava “trabalhando” para evitar a posse de Cássio Cunha Lima e outros eleitos, mas não diplomados no Senado Federal. Agora, o colunista Cláudio Humberto, que escreve para jornais de todo Brasil, classificou de “embromation” a demora do STF em tornar concreta a posse do tucano, apesar de decisão favorável publicada em maio.
Em cinco notas, o jornalista que transita em Brasília toca no assunto. Lembra que os dois senadores que estão a ocupar a vaga de Cássio e Capiberibe (AP), outra vítima torta da Ficha Limpa, são do PMDB.
Veja as notas:
Birra jurídica
segura posse de senadores eleitos
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) fazem uma via crucis para assumir seus mandatos no Senado. Eles foram os mais votados em 2010, em seus estados, mas não puderam assumir porque haviam sido enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Com a derrubada da lei, ganharam o direito à posse nos lugares de Wilson Santiago (PMDB-PB) e Gilvam Borges (PMDB-AP), respectivamente.
Embromation
As sentenças em favor de Cássio e Capiberibe, no Supremo Tribunal Federal, estão suspensas pela indústria das manobras protelatórias.
Data venia
As decisões autorizando as posses saíram no Diário da Justiça em 5 de maio (Cássio) e 17 de agosto (Capiberibe). Mas não têm eficácia.
Ponte aérea
Cássio visitou ministros do STF para acompanhar sua situação. No Senado, Wilson Santiago nem se preocupa em limpar as gavetas.
Celeridade
Por coincidência, o ministro Luiz Fux, que idealizou o novo Código de Processo Civil, defende um basta na farra dos recursos protelatórios.
Redação com blog de Luis Tôrres
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao Hospital DF Star, por volta das 9h30 desta quarta-feira…
Com o falecimento do presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Adriano Martins nas primeiras horas…
Um motoboy de 35 anos, identificado como Diego Borges da Silva, foi morto a tiros…
As igrejas cristãs de João Pessoa prepararam uma programação especial de missas e cultos para…
Nessa terça-feira (23), uma criança de dois anos morreu após ser atropelada de forma acidental…
Após a recente visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, à capital e às promessas…